Você tem considerado a possibilidade de parar de tomar leite?
Depois de ouvir falar tanto sobre o mal que essa bebida pode fazer e de que maneira ele pode ter uma ação negativa no organismo é compreensível.
Porém, antes de sair eliminando as caixas de leite da geladeira e cortando os seus derivados é interessante saber o que pode acontecer ao deixar de contar com essa fonte de cálcio.
Para muitas pessoas é complicado adicionar leite a sua rotina alimentar por não gostar muito da bebida, mas depois de entender que essa é uma das melhores fontes de cálcio que existem certamente você fará um esforço maior.
Então que tal saber mais sobre os efeitos de parar de tomar leite?
O cálcio é mineral fundamental para os ossos do corpo humano e uma das principais fontes dele é o leite.
Um adulto deve consumir pelo menos uma grama do mineral todos os dias.
Por isso antes de decidir parar de tomar leite é importante pensar de que maneira o cálcio estará integrado na sua dieta.
O mineral pode ser encontrado em outros alimentos como derivados do leite e verduras de folhas escuras.
A grande questão é a quantidade que cada tipo de alimento oferece desse mineral.
Enquanto é necessário consumir uma porção de vegetais de folhas escuras para ter acesso a 250 miligramas de cálcio é possível encontrar a mesma quantidade num copo de leite.
Outro ponto que deve ser esclarecido é que beber leite tem sua importância em cada fase da vida.
Existe um mito de que depois de adulto não é mais necessário manter o hábito de incluir a bebida e seus derivados na dieta.
Para crianças e adolescentes o cálcio proveniente do leite é direcionado para o desenvolvimento ósseo.
Nos adultos visa evitar ou repor a deficiência de cálcio.
Algumas pessoas ao parar de beber de tomar leite substituem a bebida por outras alternativas como os sucos industrializados que são ricos em açúcar.
É mais interessante trocar o leite integral por leite desnatado do que trocá-lo por outra bebida que seja mais danosa para o organismo.
Além disso, há que se destacar que vários estudos científicos retiraram o status de inimigo do coração que o leite possuía.
Se você deseja manter o consumo do leite integral pode observar outras questões da sua alimentação como, por exemplo, o consumo excessivo de carnes gordurosas e frituras.
– Aceleração de massa óssea em quem tem mais de 40 anos
Parar de tomar leite, no caso de pessoas que já passaram da casa dos 40 anos, pode representar a aceleração do processo de perda da massa óssea.
O grande problema está no fato de que o organismo, naturalmente, vai perdendo a sua capacidade de regeneração óssea com o passar do tempo.
O leite como uma fonte rica em cálcio se mostra relevante como um auxiliar da manutenção óssea.
Dessa forma o indivíduo deve pensar bem antes de dizer não ao leite e arriscar a sua saúde.
Vale a pena consultar um médico a esse respeito.
Um dos motivos que tem feito muitas pessoas pararem de beber leite é a crença de que a bebida contribuiria para o desenvolvimento de um quadro de intolerância a lactose.
Não existe relação entre o quadro clínico e o leite.
Algumas pessoas desenvolvem a intolerância devido ao fato de perderem a capacidade de produzir Lactase, mas isso não tem relação com beber ou não beber leite.
Você ainda acha uma boa ideia parar de tomar leite?