AtaNews Publicidade 728x90
06/03/2019 às 09h50min - Atualizada em 06/03/2019 às 09h50min

Estudo indica que ouvir música afeta negativamente a criatividade

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
Um novo estudo revelou que ouvir música enquanto você está trabalhando, seja escrevendo, pintando ou qualquer outra atividade criativa, afeta negativamente o seu desempenho. Isso acaba indo contra a crença popular que a prática ajuda o cérebro e estimula a sua criatividade.

Os pesquisadores da Lancaster University fizeram experimentos em que voluntários foram expostos a músicas de fundo, contendo letras que não conheciam, enquanto outros foram expostos a melodias com letras familiares. Em outro experimento, os voluntários ficaram ouvindo música instrumental e, durante o período, receberam três palavras e deveriam encontrar um sinônimo que servia para elas. Ao mesmo tempo, um terceiro grupo foi dado a mesma tarefa, mas em total silêncio. 

Os resultados mostraram que os participantes que tinham música de fundo tiveram uma performance pior que aqueles que estavam em silêncio. Esse mesmo grupo teve o desempenho similar ao de um grupo que trabalha em uma biblioteca barulhenta. Esse resultado se deu ao fato que o barulho de uma biblioteca cria um ambiente que apresenta um "estado constante", o que funciona melhor que melodias, que com suas mudanças de ritmo e letra tiram a atenção de quem está ouvindo.

Apesar de não significar que ouvir música acaba completamente com a sua criatividade, é possível que fazer algo em silêncio traga um resultado melhor.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »