AtaNews Publicidade 728x90
21/02/2019 às 15h17min - Atualizada em 21/02/2019 às 15h17min

Analista de SEO otimiza posicionamento das empresas na internet e favorece a aproximação com o consumidor

Profissional aplica técnicas de SearchEngineOptimization (SEO), ligadas ao Marketing Digital

Educa + Brasil
Foto: Divulgação
Uma das estratégias mais aplicadas pelo Marketing Digital é a chamada SearchEngineOptimization (SEO), adotada pelas empresas para alcançarem as primeiras posições nos buscadores da internet. As técnicas aplicadas visam melhorar o posicionamento das empresas já que o próprio Google revela que 94% dos usuários da web acessam apenas os resultados que aparecem na primeira página.

Quem acessa a internet dificilmente consegue imaginar a imensidão de técnicas e, principalmente, quais profissionais estão por trás das empresas que trazem as respostas para os seus questionamentos ou os produtos que melhor se adequam às necessidades. Por isso, o Analista de SEO tem assumido um papel cada vez mais importante nas corporações uma vez que trabalha com otimização e monitoramento das páginas online nos buscadores como o Google, Yahoo, Bing, entre outros.

A rotina do profissional de SEOestá associada a uma gama de atividades: desde os encontros com equipe de vendas até a busca e a listagem das palavras consideradas chave para a criação dos conteúdos e, consequentemente, para a captação do consumidor em potencial. Outro ponto importante é que o analista monitora as estratégias implementadas, avalia quais termos são os mais buscados e quais são geram mais resultados para a empresa.

Para quem tem dúvida sobre a importância da atuação do analista de SEO, um dado importante: aproximadamente 3,5 bilhões de buscas são feitas diariamente somente no Google. Além disso, a aplicação eficaz das técnicas deMarketing Digital podem gerar até 32,5% mais cliques na campanha. Consequentemente, estratégias bem traçadas podem melhorar o posicionamento da empresa na internet e aumentar a competitividade dos seus produtos e serviços.

Como ser Analista de SEO

Um bom analista de SEO precisa realizar diversos cursos de marketing que aumentem a sua capacitação e sejam importantes para o currículo profissional. Em geral, as faculdades não costumam incluí-los na grade curricular. É possível encontrar na internet materiais como e-books, apostilas e guias completos para carreiras em marketing digital.
 
 
O Analista de SEO deve ter expertise para entender o comportamento do consumidor. Já que não há uma faculdade para formar o Analista de SEO, a profissão é geralmente exercida por graduados na área de comunicação como o curso de Jornalismo, Relações Públicas, Marketing ou até mesmo profissionais dos cursos de TI.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »