AtaNews Publicidade 728x90
18/02/2019 às 15h52min - Atualizada em 18/02/2019 às 15h52min

Superando os gigantes

Dr. Bady Curi Neto

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Imagem Ilustrativa
Oswaldo Montenegro, cantor e compositor, em seus versos poéticos brindou-nos, cantando: “Como os Castelos nascem do sonho, para no real achar seu lugar”.

Sem saber precisar se a arte imita a vida ou o inverso, assim ocorreu com o sonho de uma família de um jovem rapaz. Estudante de administração de empresas, Marcelino Guerra, ao desenvolver um trabalho nos bancos escolares, idealizou e floresceu um projeto da criação de uma faculdade na pequena cidade de Sabará.

A cidade não foi escolhida ao léu. Aquela pequena localidade histórica, aos redores da capital mineira, era a terra que nascera seu pai, nutrindo um sentimento como se da pequenina fosse filho.

Aquele jovem discente, entusiasmado com o trabalho desenvolvido, apresentou-o em sua casa, firmando a homenagem que fizera ao município que nascera seu pai. A tarefa escolar deu azo aos sonhos do Patriarca, Mário Guerra, brotando uma semente, diante do exercício do filho, em realmente fazer uma faculdade na sua cidade natal.

Iniciou-se um trabalho árduo, quase hercúleo, com reuniões, implementações de projetos, busca de uma sede, escolha do corpo docente, aquisição de livros, licenças e autorização do MEC, e, como nos versos de Montenegro, o castelo, no caso, a Faculdade de Sabará, no real achou seu lugar, comemorando, este ano, 21 anos de sólida existência.

Mas a luta de seus idealizadores não foi apenas a criação e a sua manutenção nestes longínquos anos. Novos desafios surgiam a cada semestre, a cada ano letivo; aprimorar os ensinamentos, o corpo docente, a estrutura, desenvolver atividades extracurriculares com o envolvimento da comunidade local. Tudo no intuito de preparar os alunos para se tornarem excelentes profissionais, mas, mais que isso, também exemplos de cidadãos.

Neste ano, a pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que “tamanho não é documento”, superando vários gigantes, igualando-se aos melhores, sejam faculdades ou universidades. Não em uma briga entre Sansão e Golias, pois seus gestores, dotados de humildade e sapiência, e com sólida formação Cristã, nunca criaram disputas ou enxergaram argueiro nos olhos dos outros, mas sempre procuraram retirar as traves de suas próprias vistas, superando os próprios desafios.

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” ou, nas de Machado de Assis, “Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal. ” E das lições dos poetas brasileiros, a Faculdade de Sabará, da acolhedora cidade interiorana, desafiou e venceu os seus próprios obstáculos e adversidades. Esta pequena instituição de ensino superior transformou seus dois cursos, Administração e Direito, em referência nacional, alcançando o conceito máximo na avaliação do MEC.
 

                      Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »