AtaNews Publicidade 728x90
08/02/2019 às 16h15min - Atualizada em 08/02/2019 às 16h15min

Via Rápida traz cursos de mecânica e elétrica automotiva para Araçatuba

PMA
Como informado anteriormente no site da Prefeitura de Araçatuba, o Governo do Estado de São Paulo substituiu os cursos do Via Rápida Jepoe (Jovens no Exercício do Programa de Orientação Estadual) e já anuncia três novos cursos para a cidade: eletricista de veículos automotores, mecânico de automóveis e mecânico de direção e freios, com início previsto para 25 de fevereiro.

Marcelo Astolphi Mazzei, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) de Araçatuba, também à frente das pastas de Desenvolvimento Agroindustrial e de Turismo, informa que os passos já estão sendo dados. “Estamos providenciando a colhida de assinaturas do prefeito Dilador Borges ao convênio para pronto envio a São Paulo, a aguardar comunicação da Secretaria de Estado das Relações do Trabalho. A resposta foi rápida e já temos prometida uma carreta para início no dia 25”, referindo-se à unidade móvel equipada do programa Via Rápida Emprego, onde são realizados os cursos de capacitação.

Os interessados nestas qualificações devem acessar o site http://www.viarapidaemprego.sp.gov.br/, clicar em “INSCREVA-SE!”, estar de acordo com os termos de responsabilidade e preencher os campos com seus dados para cadastro do Via Rápida.

A escolaridade mínima exigida aos interessados é de ensino fundamental completo, necessário para a participação nos cursos que oferecem aulas de Conteúdos Gerais e Conteúdos Específicos (CG + CE). Para participar de cursos que oferecem apenas Conteúdos Específicos (CE), o candidato deverá ter, no mínimo, o Ensino Médio completo.

Eletricista de Veículos Automotores

Diagnosticar e reparar falhas em sistemas de proteção, distribuição de energia elétrica, iluminação, partida e carga. O aluno estará capacitado a realizar serviços de instalação e manutenção eletroeletrônica em veículos, realizando serviços em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade e segurança.

Mecânico de Automóveis

O curso capacita o profissional para auxiliar na manutenção de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Auxiliando na substituição de peças, no preparo e no teste de desempenho de componentes e sistemas de veículos. O aluno aprenderá a organizar um posto de trabalho, selecionar ferramentais e equipamentos para a realização de desmontagens de conjuntos mecânicos simples, de acordo com normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

Mecânico de Direção e Freios

Realizar manutenção, reparos e substituição de peças, preparando o aluno para o desenvolvimento de competências relativas à manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de suspensão, direção e freios, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Público-alvo

Podem participar do Programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo.

É dada prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

Objetivos

Os objetivos do Programa Via Rápida Emprego são:

- Promover o aumento de competitividade da economia paulista mediante a qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado de São Paulo;

- Preparar a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho;

- Habilitá-los ao exercício dos seus direitos à cidadania;

- Aumentar a probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego;

- Contribuir para o desenvolvimento local e regional;

- Auxiliar no ao desenvolvimento das capacidades de comunicação, de elaboração crítica, de raciocínio lógico, de iniciativa para a resolução de problemas, de organização do próprio trabalho, entre outras;

- Oferecer qualificação profissional em conformidade com os saberes exigidos por postos de trabalho, profissões ou trabalhos em uma ou mais áreas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »