AtaNews Publicidade 728x90
01/02/2019 às 16h31min - Atualizada em 01/02/2019 às 16h31min

Adote um amigo: Cães e gatos do Centro de Zoonoses esperam por um lar em Jales

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Por trás da Unidade de Zoonoses, mantida pela Prefeitura Municipal de Jales, animais resgatados por maus-tratos, abandonados ou que estavam com algum risco de doenças esperam por novos donos e lares. Apesar de não ter a função de abrigo, o local acolhe os bichos e faz a mediação para que eles encontrem um lar.

Atualmente, a Unidade de Zoonoses possui 23 gatos e 10 cachorros para adoção. Os animaizinhos disponíveis nestes locais contam com a vantagem de já estarem devidamente protegidos contra as doenças mais frequentes entre as zoonoses, e podem ser adotados com todas as vacinas necessárias administradas, castrados e desvermifugados.

Entre os cachorros e gatos, dos mais variados tamanhos e idades, a maioria não possui raça definida, e alguns já são adultos. O intuito da Zoonoses, entretanto, também é conscientizar a população para que ela não discrimine aqueles que não têm raça e os adote.

De acordo com o médico veterinário responsável pelo setor, Leonardo Aurélio Silva, a unidade existe para identificar e controlar doenças virais que sejam problemas de saúde pública, a exemplo da raiva e a leishmaniose, e que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, além da prevenção de epidemias. “Quando resgatamos um animal, ele recebe todo tratamento que for necessário. Após recolhidos, os animais passam por testes e aqueles comprovadamente saudáveis são vacinados e colocados para adoção. Enquanto esperam por um dono, os bichos recebem alimentação e limpeza diária”, explica o médico veterinário.

“Só no ano passado, cerca de 30 cachorros e gatos foram adotados. Todos os animais são entregues em boas condições de saúde. É importante que o novo dono tenha consciência sobre a guarda responsável e dê bastante amor e carinho pra esses bichinhos”, completa Leonardo Aurélio.

Além dos cães e dos gatos, cavalos, morcegos, e macacos são assistidos regularmente pelo órgão. O local é dividido em sala de pré e pós- operatório, esterilização, área de coleta e armazenamento de sangue, almoxarifado, baia e canil.

COMO ADOTAR UM CÃO OU GATO?

Os interessados em adotar um animal devem comparecer a Unidade de Zoonoses que fica na Avenida Geraldo de Almeida, n° 1169 Jardim São Francisco de Assis (no fundo da antiga “Facip”), de segunda a sexta, das 9h às 16h. A pessoa deve apresentar os documentos pessoais e comprovante de residência para o preenchimento de um cadastro. O telefone para informações é o (17) 99611-54 91

Quem quiser adotar um gato, já deve levar uma caixa apropriada para o transporte. Os que pretendem levar um cão devem estar munidos de coleira e guia.

No ato da adoção é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem estar. Os novos donos desses animais deverão exercer uma guarda responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

O adotante deve ser esclarecido que, ao adotar um animal, a pessoa será responsável por ele durante todo o período de sua vida, oferecendo abrigo compatível, alimentação, assistência veterinária e principalmente amor.

Nos primeiros dois meses após a adoção, responsáveis pela Unidade de Zoonoses farão o acompanhamento desses animais com visitas e todo auxílio que for necessário.Após este período, a assistência continua com a realização de exame de sangue, castração se o animal ainda não tinha idade apropriada e demais vacinas para proteção. ​
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »