AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2019 às 09h41min - Atualizada em 22/01/2019 às 09h41min

WhatsApp restringe encaminhamentos para 5 contatos no combate a fake news

Em meio à campanha presidencial brasileira de 2018, aplicativo havia reduzido limite para 20 reenvios.

Huff Post
Foto: Divulgação
O aplicativo de mensagens WhatsApp vai alterou o limite de encaminhamentos para até 5 contatos ou grupos de uma só vez .

O comunicado foi feito durante evento da empresa em Jakarta, na Indonésia. De acordo com os desenvolvedores, a decisão é uma proposta para ajudar a reduzir o volume de circulação de notícias falsas.

“Nós decidimos pelo limite de 5 reenvios porque acreditamos que este é um número razoável para você se comunicar com os seus contatos e amigos mais próximos”, afirmou Carl Woog, diretor de comunicação da empresa, em entrevista ao The Guardian.

Em meio à campanha presidencial brasileira de 2018, e após a proliferação de notícias falsas em todo o mundo, o WhatsApp reduziu para 20 o limite de reenvios.

À época, três especialistas brasileiros em combate a fake news fizeram sugestões ao WhatsApp para combater a desinformação antes do segundo turno das eleições. A principal delas era a redução dos encaminhamentos.

O estudo havia identificado táticas de disseminação de conteúdo e fizeram um apelo: “Mudanças simples podem ser feitas sem impedir a liberdade de expressão ou invadir a privacidade dos usuários”, diz o texto.

A empresa respondeu que não haveria tempo para implementar tais medidas até o segundo turno, mas os especialistas replicaram que na Índia a limitação de reenvios de 20 para 5 foi feita em poucos dias.

Em julho de 2018, a Índia foi o primeiro país a ter o limite com 5 mensagens devido a casos de linchamentos e mortes causadas com base em fake news.

Os boatos sobre supostos violentadores de crianças foram espalhados nas redes e mais de 20 pessoas foram mortas no período de dois meses.

Após o anúncio da atualização, o deputado Eduardo Bolsonaro usou o Twitter para defender o uso de aplicativos concorrentes.



A atualização

A medida vai funcionar para usuários em todo o mundo que tenham a versão atualizada do aplicativo em seus smartphones.

Se o usuário tentar compartilhar uma mensagem de texto, foto ou vídeo com mais de 5 contatos, vai surgir uma alerta informando do novo limite e bloqueando a ação.

Inicialmente, o limite para o encaminhamento de mensagens era de 250 contatos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »