AtaNews Publicidade 728x90
31/10/2018 às 15h21min - Atualizada em 31/10/2018 às 15h21min

Uva: Proteção contra vários distúrbios orgânicos

Vida Plena e Bem Estar
Foto: Divulgação
Recentemente, o Journal of Nutrition, um dos mais respeitados periódicos científicos do mundo especializados em nutrição, publicou uma coletânea de estudos realizados em vários cantos do globo sobre o efeito do consumo de uvas.
 
A lista de benefícios incluía de prevenção a de doenças cardiovasculares e até Alzheimer.

Os ingredientes por trás dessas façanhas atendem por compostos fenólicos.

Esses, por sua vez, são divididos em dois grupos: os flavonoides e os não flavonoides.

À primeira categoria pertencem moléculas chamadas catequinas antocianinas.

Outro ingrediente importante também, é o resveratrol, pelos seus efeitos protetores do vinho tinto.

Encontrado principalmente na casca e na semente da fruta, esses três ingredientes combatem com eficácia os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Enquanto a antocianina é a grande responsável pela coloração escura das uvas, a catequina dá sabor e adstringência à fruta – e, consequentemente, ao suco e ao vinho.

O resveratrol propicia benefícios ao corpo todo. Ele diminui os níveis de LDL (o mau colesterol), e assim evita a formação de placas de gorduras capazes de entupir os vasos.

O resveratrol inibe o agrupamento de plaquetas, que provocam coágulos e também obstruem as artérias. Isso não só evita infartos como ajuda a controlar a pressão arterial.

A ação do resveratrol também se estende à blindagem contra o câncer.

Ele contribui para a redução da incidência de certos tumores, como os de pulmão, intestino e cólon, induzindo a morte das células cancerosas nesses órgãos.

Já existem vários estudos demonstrando que os compostos antioxidantes encontrados nas uvas previnem danos ao DNA e evitam, assim, que uma célula se torne maligna.

Outra propriedade da uva é fortalecer nosso sistema imunológico por causa de suas saponinas. Esses flavonóides assumem o papel de anti-inflamatório.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »