AtaNews Publicidade 728x90
24/10/2018 às 15h40min - Atualizada em 24/10/2018 às 15h40min

Como configurar um repetidor Wi-Fi para sua casa ou escritório

Olhar Digital
Foto: Reprodução
Nem sempre ter apenas um roteador na sua casa ou escritório, significa que o sinal chegará com qualidade em todos os cômodos. Para situações como esta, uma solução é utilizar um repetidor Wi-Fi, que garantirá a extensão do sinal para estes lugares.

Para fazer a configuração deles, entretanto, o processo acaba sendo um pouco diferente do que é feito em um roteador comum. A seguir, veja como configurar repetidores Wi-FI das marcas D-lInk e TP-Link:

Escolhendo o local ideal

A escolha do lugar correto para o repetidor ficar é muito importante para que o sinal estendido tenha uma qualidade. O ideal, é escolher um lugar que fique no meio termo entre o lugar a receber o Wi-Fi e onde está o roteador.

Se você escolher um local não adequado, você pode ter problemas como perder pacotes durante o uso da internet e até mesmo ficar sem conexão por alguns instantes.

Verificando o login e senha inicial

Os modelos deste tipo de produto, na maioria dos casos vem configurado com uma rede e senha padrão, apenas para uma primeira conexão. Esta informação é extremamente importante e geralmente está presente no próprio repetidor ou em seu manual. Portanto, antes de começar as etapas abaixo, certifique-se de onde elas estão localizadas.

Fazendo a configuração

Agora que você já tem em mãos as informações citadas acima, ligue o aparelho conforme as instruções do manual. Neste momento, ele não precisa estar no local em que ele ficará instalado e é bom se certificar que ele esteja com o sinal estável. Agora, no Windows, siga estes passos para configurá-lo:

Clique no ícone do Wi-Fi na bandeja do sistema e selecione a rede que foi criada pelo repetidor. Se preferir, um cabo de rede também pode ser utilizado para a configuração inicial dependendo do modelo do repetidor;

Caso o seu navegador não abra para configurar o repetidor automaticamente, pelo Menu iniciar, procure o prompt de comando e abra-o;

Entre com o comando: ipconfig. Anote o IP do Gateway padrão;

Com o último IP anotado, abra o navegador de sua preferência e acesse-o como se fosse um site;

Entre com as credenciais necessárias fornecidas no manual do repetidor.

Estas etapas demonstradas acima servem para qualquer repetidor, independentemente de sua marca. Por sua vez, os passos abaixo variam de acordo com o modelo e a fabricante do dispotivo. Como exemplo neste tutorial serão utilizados repetidores das marcas TP-Link e D-Link.

TP-Link

Na primeira tela de configuração, clique em “Próximo”;

Na lista de conexões exibidas, selecione a qual rede o repetidor deverá ficar conectado;

Escolha o país em que ele está sendo utilizado e clique em “Próximo”;

Selecione o protocolo de segurança do seu roteador principal e coloque a senha para se conectar a ele. Já nos últimos campos, você configura o nome e senha da rede a ser criada pelo repetidor. Se preferir, pode deixá-la com o mesmo nome da conexão principal para que ela funcione como uma extensão da rede original;

Ao fim do processo, tire o repetidor da tomada e ligue-o no local desejado.

D-Link

Na tela inicial, selecione o idioma desejado e clique em “Avançar”;

Agora, escolha se vai estender um sinal Wi-Fi já existente ou se a internet para o repetidor virá de uma rede cabeada. No tutorial, será mostrado o processo estendendo o sinal Wi-Fi;

Coloque a senha da rede;

Defina um nome e senha para rede que será criada pelo repetidor;

Agora, coloque uma senha que será utilizada apenas para o painel de controle administrativo do roteador, caso você queira alterar alguma configuração posteriormente;

Clique em “Concluir” e espere o repetidor ser reiniciado;

Ao fim do processo, tire o repetidor da tomada e ligue-o no local desejado.

Lembre-se sempre que as conexões criadas por repetidores são em geral um pouco mais fracas do que as criadas por um roteador. Sendo assim, este tipo de rede pode enfrentar dificuldades em tarefas como jogos online ou streaming de vídeos em alta resolução.

Apesar do processo acima ter sido realizado em repetidores da marca D-Link e TP-Link, as etapas para este tipo de aparelho não variam muito para outras fabricantes. Agora, você já sabe como fazer o sinal Wi-Fi chegar em lugares de difícil acesso.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »