AtaNews Publicidade 728x90
23/10/2018 às 10h08min - Atualizada em 23/10/2018 às 10h08min

Bons hábitos de higiene e alimentação podem prevenir doenças bucais

Especialista fala sobre a importância da higiene da boca na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal

Dr. Carlos Cordeiro
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
Na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A campanha procura conscientizar sobre a importância da higienização dessa área do corpo para a prevenção de problemas como a cárie; mau hálito; aftas; tártaro; gengivite (inflamação na gengiva); periodontite (infecção gengival grave que pode destruir o osso maxilar); e o câncer de boca.
 
A relevância dessa inciativa se torna ainda mais evidente quando observamos que o uso de escova, creme e fio dental é feito por somente 53% dos brasileiros, segundo dados revelados pela Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
De acordo com o cirurgião dentista, Carlos Cordeiro, a boca desempenha funções essenciais à saúde do nosso organismo como um todo. Além de possibilitar a fala, mastigação e a respiração, a boca é a maior cavidade do corpo com acesso direto ao meio ambiente. Devido a este contato com o externo, a cavidade bucal se tornou um dos principais locais de entrada de bactérias e microrganismos, que podem provocar desde pequenas infecções até contaminações e implicações mais sérias. “A má higiene da boca pode causar tanto doenças na própria área, quanto agravar outras enfermidades como as doenças cardiovasculares e o diabetes”, explica.
 
Segundo Cordeiro, a higienização correta da boca pode diminuir significativamente as chances de desenvolvimento de doenças e distúrbios bucais e dentários. “É necessário deixar claro que as principais causas das doenças bucais é o acúmulo de placa bacteriana, a prática do fumo, o alcoolismo e os maus hábitos alimentares”, ressalta.
 
Para manter a saúde e prevenir doenças bucais, Carlos Cordeiro orienta que os pacientes escovem os dentes e façam o uso diário do fio dental após as refeições. As pessoas devem optar por produtos de higiene bucal com flúor e escovas com cerdas macias e arredondadas. Lembrando que as mesmas devem ser substituídas a cada três meses ou quando as cerdas entortarem.
 
Cordeiro explica que com uma pequena quantidade de creme dental, a escovação deve abranger os dentes e a língua, sendo realizada de forma delicada e leve. “A aplicação do enxaguante bucal também é uma boa opção, mas é preciso que o mesmo seja indicado por um dentista”, afirma.
 
Outros comportamentos que devem ser levados em consideração para o combate a doenças bucais é a manutenção de uma alimentação saudável; a ingestão de muita água; o uso do protetor solar labial; a diminuição ou suspenção do consumo de alimentos açucarados; o interrompimento do uso do fumo e ingestão de bebidas alcoólicas; e a realização de visitas regulares ao dentista.
 
Já para a identificação do câncer de boca, as pessoas devem ficar atentas a alterações como a dificuldade de cicatrização de feridas na mucosa e entorno da cavidade oral, o aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas e o surgimento de sangramentos. No entanto, somente o dentista poderá identificar um possível caso da doença e encaminhar o paciente para um oncologista.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »