AtaNews Publicidade 728x90
22/10/2018 às 14h36min - Atualizada em 22/10/2018 às 14h36min

Grupo Esparrama celebra cinco anos e visita São Carlos com Projeto Naveganças.

O famoso grupo que promove o Teatro na Janela no Minhocão (SP) acaba de iniciar uma longa jornada com seu novo projeto Naveganças, que passará por diversas Cidades Educadoras do estado de SP. São Carlos é a próxima cidade a ser visitada!

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Sissy Eiko

Grupo Esparrama leva Teatro da Janela, Oficina e Exposição Interativa para São Carlos

 

Desde o dia 08 de Outubro, o Grupo Esparrama está circulando pelo Estado de São Paulo com o seu novo projeto - o Naveganças contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto, que propõe ao público uma reflexão sobre o imaginário infantil sobre a cidade, marca também a celebração do aniversário de cinco anos do grupo.

 

O projeto começou com ações no CEU Vila do Sol em São Paulo. A próxima cidade a receber essa grande tripulação de navegantes é a cidade de São Carlos, que receberá três ações gratuitas: uma formação de mediação para professores e agentes culturais, a temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta a visitação na Câmara Municipal de 22 a 26 e, também a apresentação do espetáculo Navegar, no dia 26 de Outubro (sexta-feira), às 14h00, no Parque Municipal do Bicão.

 

Na exposição, o público poderá conferir as obras criadas pelas crianças, pelos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e pelo próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo. Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.

 

A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, eles lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.


Com o projeto Naveganças, em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, oito das cidades do estado de SP que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras (São Paulo, São Carlos, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Sorocaba, Mauá e Guarulhos). Com isso, pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar  coexistência das crianças no espaço público e para pensamento da cidade como potencial educativo.

 

Sobre o Grupo Esparrama

 

Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela (realizado na janela de um apartamento em frente a um viaduto no centro da cidade).

 

Com apenas cinco anos de existência, o grupo tem um intenso histórico de criação voltada para a infância e a juventude e para o pensamento da relação entre aarte, a educação e a cidade. São cinco espetáculos (2POR4, Esparrama pela Janela, Minhoca na Cabeça, FIM? e Navegar), dois livros (2POR4: um encontro musical com palhaços, pela Editora do Brasil e Navegações Teatrais para Pequenos Tripulantes: Diário de Bordo do Grupo Esparrama), uma exposição (Navegar: uma expedição por imaginários). Esses trabalhos foram desenvolvidos através da participação em importantes editais públicos como Fomento ao Teatro para a Cidade de SP, Prêmio Zé Renato, Programa Rumos Itaú Cultural,  PROAC etc. e receberam diversos prêmios e indicações como: Prêmio FEMSA, Prêmio São Paulo de Estímulo ao Teatro Infantil e Jovem, Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, Prêmio Governador do Estado, Melhores do Ano do Guia do Jornal Folha de SP e do Jornal Estado de SP.

 

Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama

 

Espetáculo Navegar em São Carlos

Com Grupo Esparrama

Durante suas viagens dois navegadores de cidade, Nina e Samuel, se conhecem e resolvem juntar suas embarcações para continuar transformando as ruas e vielas por onde passam, mas são surpreendidos por Gatão que se proclamou dono de todas as coisas do mundo e que agora quer o barco das crianças. Ele e seus capangas usarão de todos os disfarces para enganá-las, mas, com ajuda de pássaros amigos, as crianças descobrirão que para a imaginação não há limites. Se não for possível navegar pela cidade, sempre será possível voar por ela. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingresso Grátis

Quando: 26 de Outubro de 2018 - Horário: 14h

Onde: Parque Municipal do Bicão

Endereço: Rua Cícero Soares Ribeiro, s/n – São Carlos - SP

 

Exposição "Navegar - Uma Expedição por Imaginários"

Uma exposição sobre o que as crianças pensam sobre a cidade!

Exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade. Curadoria: Grupo Esparrama | Direção de arte e cenografia: Jaime Pinheiro | Obras: Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração) | Coordenação pedagógica: Laila Sala

Classificação: Livre. Ingresso Grátis

Quando: de 22 a 29 de Outubro de 2018

Horário de visitação: das 9h às 17h

Onde: Paço Municipal de São Carlos

Endereço:  R. Episcopal, 1575 - Nucleo Res. Silvio Vilari, São Carlos - SP

 

Agenda do Projeto Naveganças

Mauá - Espetáculo Navegar - 27 de Outubro (sábado) - Horário: 10h30

Exposição: de 29 de outubro a 04 de novembro de 2018

 

São Bernardo do Campo - Espetáculo Navegar - 03 de Novembro (sábado) - Horário: 15h00

Exposição: de 05 a 11 de novembro de 2018

 

Santo André - Espetáculo Navegar - 16 de Novembro (sexta) - Horário: a confirmar

Exposição: de 12 a 16 de novembro de 2018

 

Guarulhos - Espetáculo Navegar - 21 de Novembro (quarta) - Horário: a confirmar

Exposição: de 19 a 24 de novembro de 2018

 

Sorocaba - Espetáculo Navegar - 01 de Dezembro de 2018 (sábado) - Horário: 16h

Exposição: de 26 de novembro a 01 de dezembro de 2018

 

Santos - Espetáculo Navegar - 27 de janeiro de 2018 - Horário: a confirmar

Exposição: a confirmar

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »