AtaNews Publicidade 728x90
19/10/2018 às 10h22min - Atualizada em 19/10/2018 às 10h22min

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Segundo turno da eleição para presidente e governadores de 14 estados será dia 28 de outubro.

Huff Post
Foto: Divulgação
Se você não quis, ou por algum motivo não conseguiu votar no 1º turno das eleições 2018, mas pretende exercer seu direito de cidadania no próximo dia 28 de outubro, data em que está marcado o 2º turno do pleito, fique tranquilo.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), todo eleitor que não votou no 1º turno, mas não tem qualquer outra pendência com a Justiça Eleitoral, está apto para votar para governador nas 14 unidades da federação em que o pleito ainda não foi decidido e para escolher o próximo presidente da República, no embate entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

Como o prazo para justificar a ausência no 1º turno das eleições deste ano termina apenas no dia 6 de dezembro, o eleitor que não compareceu às urnas e não tem outra pendência com a Justiça Eleitoral poderá votar normalmente.

A justificativa poderá ser feita de duas formas: apresentando a documentação necessária nos cartórios eleitorais ou por meio do sistema online Justifica.

Falta no segundo turno e multa

Os eleitores que porventura se ausentarem no 2º turno terão prazo até o dia 27 de dezembro para se justificar.

A não justificativa do voto está sujeita a multa e outras penalidades, entre elas a perda do título de eleitor, caso a ausência ocorra em 3 eleições (ou turnos) consecutivas.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »