AtaNews Publicidade 728x90
11/10/2018 às 08h26min - Atualizada em 11/10/2018 às 08h26min

Antropofágica disponibiliza transporte gratuito para Festival Teatro de Monhangokaracy em Perus

No próximo fim de semana acontece o Festival Teatro de Monhangokaracy em Perus - Zona Norte de São Paulo. A Companhia Antropofágica, organizadora do evento, disponibiliza transporte e entrada gratuita para as pessoas interessadas em participar!

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Trupe Lona Preta - Circo Fubanguinho. ( Foto: Carol Vidal)

Companhia Antropofágica recebe convidados especiais no Festival Teatro de Monhangokaracy

 

Nos dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2018, a Companhia Antropofágica de Teatro convida a população para conhecer um novo espaço de atuação do grupo na região de Perus intitulado Teatro de Monhangokaracy, marcando um dos momentos mais emblemáticos do projeto   [D.E.T.O.X] - Devising Experimental da Toxicologia do Objeto X, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.  

 

E para facilitar o acesso da população e atender ao público do Festival Teatro de Monhangokaracy, o grupo disponibiliza durante os três dias de evento, ônibus gratuito. O transporte parte todos os dias as 14h da frente do Espaço Pyndorama, sede do grupo localizada na Rua Turiassú, 481 (próximo ao metrô Barra Funda e Parque da Água Branca),  para o local do Festival Teatro de Monhangokaracy, na Chácara Maria Trindade, Distrito de Perus. O retorno será realizado as 21h, com desembarque do público no Terminal Barra Funda.

 

Para reservar a vaga é necessário preencher o formulário na página do evento em nosso site: antropofagica.com/festival-teatro-de-monhangokaracy

 

Reunindo nomes como Núcleo Sem Drama, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Trupe Lona Preta, Kiwi Cia de Teatro, Cia Teatro da Investigação, Mamulengo da Folia e Trio Agrestino, a Antropofágica promove quatro dias de ações gratuitas celebrando a primeira atividade oficialmente aberta ao público na região de Perus.

 

A programação contará ainda com um bazar de livros, produtos orgânicos e alimentos cultivados em assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária, e também  com ações da própria companhia, como a Karroça Antropofágica (cortejo cênico-musical), Máquina de Leitura Antropofágica (Intervenção Urbana recitação de poemas e leitura de outros textos), Fiteiro Poético Antropofágico (barraca inspirada no comércio popular do Nordeste e saraus periféricos, com recitação de poemas e música) e a mostra da Antropobatuke (Oficina de Música, Percussão e Performance atualmente realizada em Perus).

 

As ações pretendem reunir os moradores, transeuntes e trabalhadores da comunidade da Chácara Maria Trindade, bairro localizado no distrito de Perus, em uma zona que transita entre o urbano e rural, que na década de 90 seria destinada à implantação de um Aterro Sanitário. Com o questionamento dos moradores, esta implementação foi interrompida. Atualmente residem no bairro aproximadamente 600 famílias que, em quase sua maioria, dedica-se à agricultura familiar sustentável e ao plantio de subsistência, visando a conservação dos recursos naturais locais.

 

"No sentido de fortalecer este diálogo territorial, propomos o Teatro de Monhangokaracy, uma forma de residência continuada que contará com uma série de ações teatrais, incluindo atividades de formação, troca artística e a realização de eventos teatrais inspirados nas feiras medievais e no teatro de variedades", comentam os integrantes da Antropofágica.

 

A Companhia Antropofágica é um grupo criado em 2002 que tem a antropofagia como princípio motivador de seu processo sócio-artístico, com um histórico que envolve inúmeros processos de criação, estudo e experimentação, reconhecidos por prêmios e indicações. Desde sua criação, o grupo opta por pesquisar procedimentos, gêneros, autores e textos ligados à tradição das formas híbridas, muito propícias ao ideal antropófago que a move.

 

Mais informações em: www.facebook.com/CiaAntropofagica ou www.antropofagica.com/

 

Programação Festival Teatro de Monhangokaracy - ENTRADA GRÁTIS

Quando: 12 de outubro de 2018
 

15h00 - Karroça Antropofágica com Cia Antropofágica
 

16h00 - Abertura/Máquina de Leitura Antropofágica/Fiteiro Poético Antropofágico
 

17h00 - Rolezinho com Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes - Duração: 75 minutos

Um monstro com olhos de fogo suga toda água da floresta e concede goles d'água aos animais em troca de seus olhos. Nesta fábula carnavalizada opera a metáfora do monopólio das riquezas e da cegueira social como características inseparáveis de um monstro: o Boitatá, que nesta aparição surge como representação de uma relação social hegemônica, que domina tudo e todos. A obra apresenta periféricxs prisioneirxs de um sistema fazendo festa na boca da fera, encenando a complexa relação de ser parte vital de algo que xs devora, apresentando este monstro e a nossa busca por destruí-lo.
 

19h00 - Sem Drama! (Histórias de Sobrevida) com Núcleo Sem Drama - Duração: 75 minutos

Numa cultura que nega a morte, o diagnóstico de um doença grave pode colocar em crise a identidade de uma pessoa e sua rede de relações. Ou pode trazer revelações profundas sobre a vida em todos os sentidos. Sem Drama! trata da delicadeza da existência, da coragem e das lutas.

Borrando as fronteiras entre documentário e ficção, é uma peça teatral que sensibiliza para o engajamento em uma vida mais pública, coletiva e inclusiva.

 

Quando: 13 de outubro de 2018

15h00 - Karroça Antropofágica com Cia Antropofágica
 

16h00 - Abertura / Máquina de Leitura Antropofágica / Fiteiro Poético Antropofágico
 

17h00 - O Circo Fubanguinho com Trupe Lona Preta - Duração: 45 minutos

Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.
 

19h00 - Trabalho Cênico Carne com Kiwi Companhia de Teatro - Duração: 1h20

Discute as relações entre patriarcado e capitalismo, mostrando o panorama da opressão de gênero e a situação específica da violência contra as mulheres no Brasil. A peça, inspirada no teatro documentário é composta de 20 quadros interligados executados por duas atrizes e uma percussionista. No trabalho cênico são utilizadas canções populares, imagens publicitárias, estatísticas sobre a violência contra as mulheres, trechos de romance, entre outros materiais.

 

Quando: 14 de outubro de 2018

14h00 às 16h00 - Antropobatuke - Oficina de Música, Percussão, Rítmica e Performance com Cia Antropofágica
 

16h00 - Abertura / Máquina de Leitura Antropofágica/ Fiteiro Poético Antropofágico
 

17h00 - Caruru Teatro Bailinho (Espetáculo Infantil) com Cia Teatro da Investigação - Duração: 50 minutos - Classificação Livre

Tem muita coisa nesse mundo que se é de admirar! No lugar onde o rio que corre parou de correr. Luzia a menina lavadeira, já não consegue mais lavar suas roupas e quando sua estória se encontra com a de "Mininu", aquele que segue uma estrela em busca de uma festa de aniversário, suas estórias são transformadas. Seguindo o Zé Viajeiro eles vão até o terreiro do fundo da casa de Zabé a Bonequeira, em busca de realizarem seus sonhos! Dizem que foi lá que o mundo se deu tal qual a gente conhece!
 

19h00 - A Folia no Terreiro de Seu Mane Pacaru com Mamulengo da Folia e Trio Agrestino - Duração: 50 minutos

Espetáculo de mamulengo, recheado de passagens em que figuras como o valentão, a mocinha, o polícia, o coronel e tantos outros clássicos da cultura popular, parentes próximos dos tipos da Comédia Dell`Arte, pincelam com suas loas e brincadeiras, essa grande festa no  terreiro. Ao som e sabor dos improvisos do brincante, o jogo vivo e pulsante faz a liga entre roteiro básico (com que os bonecos sobem à empanada) e o mundo de possibilidades da cena aberta com os espectadores.

 

Onde: Teatro de Monhangokaracy - Endereço: Rua Leonel Martiniano, S/Nº (em frente ao número 396 da Kaper) - Chácara Maria Trindade - Zona Norte - São Paulo (acesso Rodovia Anhanguera KM 27,5) - Informações: (11) 38710373 / 992690189 - [email protected]



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »