AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2018 às 09h14min - Atualizada em 31/01/2018 às 09h14min

MAIS SOMBRA – Meio Ambiente promove campanha permanente de distribuição de mudas

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, conta com uma campanha permanente de distribuição gratuita de mudas de árvores para calçadas. A meta é aumentar a arborização do município.
 

“A região noroeste do Estado de São Paulo é uma das mais devastadas de todo o Estado. Precisamos mudar esta realidade. Não existe outro caminho se não for plantando árvores”, disse o diretor municipal de Educação Ambiental, Jefferson Rabal.
 

Segundo o diretor, as mudas oferecidas para a população são de espécies adequadas para calçadas e recomendadas pela legislação municipal. Cerca de 13 espécies estão disponíveis no Viveiro Municipal (Veja, abaixo, lista das espécies disponíveis). Vale lembrar que Birigui conta com uma lei municipal (4.481/2004) que determina o plantio de uma árvore em frente de cada residência.
 

A escolha da árvore adequada deve ser feita levando em consideração a largura da calçada, o tamanho da frente do lote, a existência ou não de equipamentos públicos e as redes de água, esgoto e de energia.
 

“Temos espécies adequadas para todos os imóveis da cidade. Além da legislação que exige o plantio de uma árvore a cada dez metros de testada, é importante lembrar os benefícios que a arborização produz para a cidade, como, por exemplo, o conforto térmico, a melhoria na qualidade do ar, a redução d a poluição e o embelezamento da cidade” lembrou Rabal.
 

COMO RETIRAR MUDAS? - Para retirar uma muda o munícipe precisa comparecer na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica rua Siqueira Campos, 362, Centro, e retirar uma requisição. No local o morador receberá orientações básicas e, na sequência, poderá retirar sua muda no Viveiro Municipal, que fica na rua Fernando Castilho, s/n.º, no Jardim Ipê.
 

O horário de atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é das 7h30 às 17 (não fecha para o almoço). Já o horário de atendimento do Viveiro Municipal é das 8h às 16h30 (não fecha para o almoço).
 

No viveiro, além de mudas para as calçadas urbanas também são produzidas mudas para áreas públicas da cidade, como praças, jardins, canteiros centrais e prédios públicos.
 

 

ABAIXO, AS ESPÉCIES DISPONÍVEIS PARA O PLANTIO EM CALÇADAS:

Pata-de-vaca

Resedá-gigante

Coração-de-negro

Quaresmeira

Jacarandá-mimoso

Aroeira-salsa

Resedá

Ipê-branco

Pau-brasil

Mirindiba-rosa

Jacarandá-caroba

Aroeira-pimenteira

Sibipiruna



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »