AtaNews Publicidade 728x90
08/10/2018 às 11h16min - Atualizada em 08/10/2018 às 11h16min

Sesc São Paulo coloca o universo da alimentação no radar mais uma vez e realiza a segunda edição do experimenta! Comida, saúde e cultura

Oficinas de Lancheira saudável, chás, queijos, café, exibições de filmes e vivências compõem a programação em Birigui

Bruna Oliveira Martins
Assessoria de Imprensa, Sesc
Foto: Divulgação
O Sesc SP promove, entre 3 e 28 de outubro, a segunda edição do 'Experimenta! Comida, Saúde e Cultura', que ocupará suas 39 unidades no Estado. O evento conta com mais de 300 atividades que buscam aprofundar a discussão acerca do universo alimentar, com ênfase em suas relações com a saúde e a cultura. Só no interior do estado, serão promovidas mais de cem atividades nas cidades de Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Presidente Prudente.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, "O direito humano à alimentação adequada vincula-se ao respeito pela identidade cultural, tecida na ritualidade dos sabores e fazeres criados dia a dia por uma dada comunidade, por uma região ou por grupo de pessoas." Miranda complementa: "Alinhado aos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc busca expandir as ações voltadas à prevenção e ao controle dos problemas alimentares e nutricionais, à ampliação da autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer e ao estímulo das práticas culinárias regionais, na perspectiva da promoção integral da saúde."
 
Da ampla programação do evento, não poderia ficar de fora um assunto que se populariza cada vez mais, não só na esfera gastronômica, como também nos universos de sustentabilidade e saúde: as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).  Protagonistas de atrações em unidades diversas (programação completa abaixo), elas serão estrelas, principalmente, no calendário do Sesc Bauru. As palestras, oficinas e vivências do ciclo "É de Comer" trarão atividades que abordam cultivo, propriedades nutricionais, uso culinário e até mesmo ornamental desse tipo de hortaliça, que é facilmente encontrada na natureza, entretanto ainda pouco consumida. Destaque para atividades comandadas por Neide Rigo ('Frutos Verdes Como Legumes', dia 19/10, às 19h30 – Gratuito) e pelo biólogo e pesquisador Valdely Kinupp, nos dias 26 (Palestra 'PANC!', às 19h30) e 27/10 (PANC: Passeio Exploratório, às 10h30), ambos com entrada gratuita.

As PANC também fazem parte do eixo de atividades "Sabores & Saberes: Educação para o Gosto", realizadas no Sesc Piracicaba. Baseados no tripé: cultura, saúde e integração social, os encontros vão discutir o alimento como promoção da cultura, os mecanismos fisiológicos e culturais do gosto, além de incentivar o cultivo das plantas não convencionais. Entre as atividades da unidade está a palestra 'Ah, se os Rótulos Fossem Fáceis de Entender', com a jornalista e mestre em nutrição Francine Lima, no dia 10/10, às 14h30, com entrada franca.

Um assunto igualmente relevante, quando se fala sobre escolhas mais conscientes na cozinha, será abordado na programação do Sesc Ribeirão Preto, com encontros alinhados ao tema "Conhecendo Produtores Locais de Alimentos", que visam inserir reflexões benéficas para a economia local. Os encontros apresentarão as experiências de produtores locais e incluem degustação de produtos como queijo e mel.

O estímulo à cultura local também será levado ao Sesc Taubaté. As atrações do segmento "Arte e Sabor no Prato: Produção Artesanal Familiar" têm o intuito de abordar a produção artesanal familiar como forma de fortalecer a cultura alimentar, fomentar as políticas públicas e incentivar o consumo de alimentos produzidos com afeto, qualidade e identidade.

Alexandre Marques, Camille Nolasco e Julhiana Costal propõem uma análise da produção de alimentos no debate "Agricultura Urbana e Segurança Alimentar", que acontece no Sesc São José dos Campos no dia 24/10. Na ocasião, serão destacados os desafios da agricultura urbana para a segurança alimentar nas grandes cidades e o investimento em sistemas alimentares mais justos.

 No Sesc Campinas, grande parte dos eventos estarão dentro do tema norteador "Pratos de Saberes", com um ciclo de debates entre os dias 23 e 26/10, centrado no fato de comer como um ato social, político e afetivo, mais além da manutenção da saúde. Durante os encontros, que têm mediação do economista Valter Palmieri Júnior e degustação oferecida pelo chef e jornalista Manuel Alves Filho, estarão em foco a alimentação, o consumo e as escolhas alimentares. Nomes como Sophie Deram, Ligia Amparo, Rosa Wanda e Elaine Azevedo participarão de atividades dentro do ciclo.

Participantes consagrados, como o padeiro Rogério Shimura, ministrarão as oficinas do eixo "Compartilhando o Pão", no Sesc Jundiaí, ensinando técnicas, receitas e trazendo informações nutricionais desse alimento. A curadoria de atividades foi feita pelo especialista em panificação Luiz Américo Camargo. Já no Sesc Sorocaba, dentro do guarda-chuva de atividades "Cozinhar é Preciso", serão promovidos eventos para o público refletir e repensar seus hábitos alimentares em cursos, palestras e até em uma feira. Destaque para a palestra 'Brasil, Ambientes e Comidas', com Mara Salles e Paulo Machado, que falarão sobre suas trajetórias e inspirações.

As crianças também serão contempladas pelo grande universo da alimentação. Destaques da programação infantil, as oficinas "Mãozinha na Massa" no Sesc São Carlos estimularão a aproximação da garotada com os alimentos, estabelecendo a rede da produção ao consumo, passando pelo plantar, fazer e experimentar.
Outras atividades, como feira de produtos orgânicos e agroecológicos, degustações, exibições, intervenções e passeios acontecerão durante todo o mês de outubro nas unidades do Sesc.

Programação no Sesc Birigui

LANCHEIRA SAUDÁVEL
Oficina
Muitos pais não sabem quais alimentos escolher na hora de montar as lancheiras de seus filhos. Nesta oficina, nutricionistas da Consultoria Nutricional Bonnutri ensinarão a montar uma lancheira saudável, com alimentos que garantam energia e o bom funcionamento fisiológico, para crianças e adultos.
9/10. Terça, às 17h
Sala Múltiplo Uso 1. 16 anos. Grátis

CHÁS, MEMÓRIAS DE AQUECER
Oficina
Os chás medicinais são ótimos aliados da saúde, além de trazer sensação de acolhimento e conforto. Nesta oficina, a nutricionista Jane Glebia abordará diferentes variedades de chás com propriedades terapêuticas e mostrará formas de prepará-los que preservem seus princípios ativos.
10/10. Quarta, às 10h
Sala de Oficinas. Livre. Grátis
Retirada de senhas 30 minutos antes

CHOCOLATE
Exibição
Uma jovem mãe solteira e sua filha de seis anos se mudam para uma cidade no interior da França. Lá, abrem uma loja de chocolates que aos poucos transforma o ceticismo dos moradores locais em uma recepção calorosa. Após a exibição, nutricionistas da clínica Bonnutri promoverão uma vivência com chocolates. (Dir. Lasse Hallström. Estados Unidos e Reino Unido, 2000, 121 min.)
10/10. Quarta, às 17h
Sala Múltiplo Uso 1 e 2. 14 anos. Grátis
Retirada de senhas 30 minutos antes

A 100 PASSOS DE UM SONHO
Exibição
No sul da França, Madame Mallory é conhecida por sua habilidade na cozinha, além de ser dona de um restaurante estrelado. Ela trava uma guerra contra seu vizinho, que abriu um restaurante indiano, tornando-se seu concorrente. Após a exibição, nutricionistas da clínica Bonnutri promovem uma vivência temática. (Dir. Lasse Hallström. Estados Unidos, 2014, 122 min.)
11/10. Quinta, às 17h
Sala Múltiplo Uso 1 e 2. 14 anos. Grátis
Retirada de senhas 30 minutos antes

COZINHA AFETIVA
Vivência
Ao redor da mesa, os participantes prepararão receitas típicas da culinária árabe, como babaganush, água aromatizada e torradas com zátar. A oficina, ministrada pela consultora gastronômica Graziela Tavares, é um convite para passar uma tarde entre aromas e resgatar a memória familiar.
12/10. Sexta, às 14h
Sala Múltiplo Uso 1. 16 anos. Grátis

SOMOS SEMENTES
Vivência
A nutricionista Lívia Bernardes narrará a história do livro "Ser Semente", que trata da história de mulheres de uma aldeia indígena na busca pela retomada de suas terras. Em seguida, ministrará uma oficina culinária prática, onde as sementes se tornam o ingrediente principal, protagonistas das receitas.
13/10. Sábado, às 15h
Área de Convivência.  Livre. Grátis
Retirada de senhas 30 minutos antes.

CONHECENDO OS QUEIJOS BRASILEIROS
Oficina
O Brasil tem uma variedade imensa de queijos e conhecer suas histórias ajuda a entender cada especialidade, desde a origem até seu terroir. Nesta oficina, a gastrônoma Lali Lázari apresentará as técnicas da defumação, os modos de produção artesanal e o estudo da matéria-prima dos queijos brasileiros.
17/10. Quarta, às 18h
Sala Múltiplo Uso 1. 16 anos. Grátis
Retirada de senhas 30 minutos antes

CAFÉ: DA ORIGEM À CONTEMPORANEIDADE
Oficina
O café é a bebida não alcóolica mais consumida no Brasil, atrás apenas da água. Nesta oficina, a jornalista e escritora Giuliana Bastos apresenta a história do grão, além de descrever seus sabores, as lendas sobre o seu surgimento, preparos exóticos da bebida e a cultura cafeeira pelo mundo.
18/10. Quinta, às 18h
Sala Múltiplo Uso 1. 16 anos. Grátis

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »