AtaNews Publicidade 728x90
05/10/2018 às 15h30min - Atualizada em 05/10/2018 às 15h30min

Marília terá “Caminhada Pela Vida” no mês de prevenção ao Câncer de Mama

Ato popular é organizado pelas secretarias municipais de Saúde e Cultura, com apoio de serviços de saúde, associações, instituições de ensino, igrejas e comunidade em geral

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Marília terá no dia 27 de outubro (sábado) o ato público “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa”, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Cultura, com participação de instituições de saúde, ensino, associações, igrejas e comunidade em geral. Para participar, basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito.

O objetivo é chamar a atenção para hábitos saudáveis de vida e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, o mais frequente e letal entre as mulheres no país. A cidade é referência no atendimento médico e também em mobilizações sobre o tema.

O movimento global repercute em Marília, por meio de ações de inúmeras organizações, como a Associação Amigos do COM (Centro de Oncologia de Marília), instituições de saúde e Poder Público.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, informa que as ações da saúde municipal já começaram com o mutirão de mamografia, que irá zerar a fila pelo exame. Na rede básica de saúde e serviços especializados estão sendo promovidas rodas de conversa, palestras, abordagens coletivas e ações educativas nas comunidades.

“É um mês em que as ações rotineiras são reforçadas. É um convite à reflexão sobre a importância do autoexame, do exame clínico regular, das mamografias conforme a indicação da faixa etária, de tratar o assunto com muita seriedade, sem tabus, tanto na conversa com homens quanto com mulheres. A vida é uma causa de todos e independe de sexo, idade ou outra característica”, disse a secretária.

AMBULATÓRIO

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) de Marília são porta de entrada para o atendimento à mulher, para acesso à rede que oferecer prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Um dos elos dessa corrente é o Ambulatório de Patologias Mamárias, que funciona no bairro Alto Cafezal. O médico responsável pela unidade é o mastologista Carlos Giandon, que também atua no COM (Centro de Oncologia de Marília), na Santa Casa.

Em 2018, de janeiro a junho, foram realizados 359 atendimentos a mulheres que já haviam passado por médicos da rede e receberam indicação para consulta com Giandon.

No período, o ambulatório fez 255 exames de ultrassom, três biópsias, oito exames de PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Entre todos os casos atendidos, um caso foi diagnosticado positivo e encaminhado para tratamento médico-hospitalar.

“No ano passado completamos 10 anos de ambulatório, com a marca de mais de 8 mil atendimentos prestados. É um diferencial de Marília e consideramos mito importante que essa conquista seja preservada e fortalecida, para que a cidade atue de fato de forma preventiva e vidas possam ser salvas”, disse Giandon.

MAIS INFORMAÇÕES

Para participar da “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa” basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500 (Saúde, com Carlos ou Regiane) ou (14) 340266-00 (Cultura, com Luciana).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »