AtaNews Publicidade 728x90
04/01/2018 às 09h33min - Atualizada em 04/01/2018 às 09h33min

O consumo de açúcar pode prejudicar o desempenho cognitivo, revela estudo

Yah Notícias
Getty

Consumir determinados açúcares pode diminuir drasticamente o seu desempenho cognitivo – é o que revela novo estudo.
 

Estudos anteriores exploraram o impacto positivo que a glicose ingerida pode ter no cérebro e comprovaram sua capacidade de melhorar a memória.
 

No entanto, o consumo de outros açúcares, como frutose e sacarose, pode ter um efeito adverso.
 

Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, decidiram analisar de que maneira os açúcares comuns afetariam as habilidades de 49 pessoas na realização de tarefas cognitivas.
 

Três açúcares comumente consumidos foram testados, em comparação com um edulcorante placebo, a sucralose.
 

Os participantes realizaram testes simples de aritmética, tempo de resposta e interferência do efeito Stroop.
 

O estudo concluiu que os participantes que ingeriram glicose e sacarose apresentaram pior desempenho nas tarefas em comparação com aqueles que ingeriram frutose e placebo.
 

Uma das autoras do estudo, Mei Peng, conferencista de ciência sensorial no Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Otago, discutiu a maneira como o consumo de açúcar pode nos afetar, diariamente.
 

“Estou fascinada com a forma como os nossos sentidos influenciam o nosso comportamento e afetam a nossa vida cotidiana”, disse Peng.
 

“Em particular, como o consumo de açúcar pode mudar o funcionamento do nosso cérebro”.
 

“Nosso estudo sugere que o “coma glicêmico” – no que diz respeito à glicose – é realmente um fenômeno de verdade, no qual os níveis de atenção parecem diminuir após o consumo de açúcar contendo glicose”.
 

Em 2016, o National Diet and Nutrition Survey anunciou a diminuição do consumo de refrigerantes açucarados por crianças de quatro a 10 anos.
 

No ano passado, por sua vez, a Public Health England divulgou novas diretrizes para reduzir a quantidade de açúcar que as pessoas no Reino Unido consumem diariamente.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »