AtaNews Publicidade 728x90
02/10/2018 às 08h32min - Atualizada em 02/10/2018 às 08h32min

Rio Preto ganha Sala do Empreendedor

Local irá facilitar a abertura de empresas e agilizar o atendimento ao empreendedor

Assessoria de Imprensa
Inauguração da Sala do Empreendedor Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de outubro, a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae e a Assescrip (Associação das Empresas de Serviços Contábeis).

O espaço tem como objetivo agilizar o atendimento aos futuros empreendedores e também para aqueles que já empreendem na cidade.

“É uma honra muito grande inaugurar mais esse espaço que vai fomentar ainda mais a criação de empregos, a abertura de novas empresas e o aumento da renda em nossa cidade. Essa é uma conquista da população que vai conseguir fazer tudo que for necessário para legalizar a empresa em um só lugar”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de Rio Preto, Jorge Luís de Souza explicou como irá funcionar o serviço.

“A sala do empreendedor é uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Assescrip. Quem quiser abrir uma empresa poderá vir aqui e ira obter todas as informações necessárias para empreender. Em um único lugar ele poderá emitir toda a documentação. Nossa expectativa é que as empresas sejam abertas em no mínimo de 48 horas e no máximo em cinco dias”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza.

Ainda de acordo com o Secretário, o fluxo antes da Sala era complexo. “As pessoas tinham que ir ao Sebrae buscar informações, depois iam até o Poupatempo para dar entrada nos documentos e depois voltavam para o Sebrae e para os outros órgãos para conseguir a documentação. Agora basta ir em um único lugar para conseguir todos os documentos necessários”, afirmou Jorge.

A Sala do Empreendedor terá cinco funcionários para atender os empreendedores que oferecerão informações sobre os seguintes serviços:

Comércio Ambulante

Valor da taxa
Local de permanência
Orientação sobre pontos
Formalização do MEI

Impressão CNPJ
Impressão Boletos
Impressão Certificado MEI / Alvará Provisório – válidos por 180 dias
Orientação para obtenção dos documentos:

AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
Alvará da Vigilância Sanitária
Alvará da CETESB
Alvará da Secretaria de Meio Ambiente
Banco do Povo

Os empreendedores poderão obter informações e fazer empréstimos a juros muito baixos no local
Contadores

Em parceria com a Assescrip, um contador estará à disposição dos empreendedores para tirar todas as dúvidas com relação a abertura das empresas.
Para o diretor regional do Sebrae em Rio Preto, Marcos Amâncio, a sala irá incentivar a formalização dos micro e pequenos empreendedores. “A facilitação desses processos incentiva quem hoje esta atuando na informalidade a se formalizar. Com isso todos ganham”, disse o diretor.

O presidente da Assescrip, Sergio Ricardo Salomão Ernandes, explicou como será a atuação da entidade na Sala do Empreendedor.

“A princípio vamos atuar de forma diária, disponibilizando um contador no local, sob a supervisão da entidade e colocando a disposição do empreendedor nossa rede de associados para atender o empreendedor de maneira ágil”, explicou Ernandes.

Atendimentos

Antes mesmo de ser inaugurada oficialmente a Sala do Empreendedor já havia realizado 8 atendimentos a futuros empreendedores.

A costureira Neuza de Fátima Carvalho, 52 anos, foi uma das pessoas atendidas no novo espaço.


Dona Neuza foi uma das primeiras a ser atendida na Sala do Empreendedor (Ivan Feitosa/SMCS)

Dona Neuza é costureira há 30 anos e agora decidiu montar o próprio salão de costura. Por isso ela procurou a Sala do Empreendedor.

“Eu achei ótimo, não tem burocracia nenhuma. Trouxe os documentos e agora é só esperar mais dois dias para ter meu próprio negócio. Realizar um sonho antigo”, afirmou a futura micro-empreendedora.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »