AtaNews Publicidade 728x90
27/09/2018 às 16h13min - Atualizada em 27/09/2018 às 16h13min

Cupons falsos do McDonald’s oferecem R$ 50 de desconto

TecMundo
Foto: Divulgação
Novamente, um golpe de phishing volta a ser repassado em massa no WhatsApp. Dessa vez, o McDonald’s estaria oferecendo um cupom de R$ 50 de desconto nos lanches da rede alimentícia. Após cerca de 24 horas no ar, a Google retirou do ar o domínio associado ao link.

“O McDonald’s está dando cupom de 50 reais, vai no site que ainda dá tempo”, diz a mensagem compartilhada no aplicativo acompanhada com um link falso. O golpe é caracterizado como phishing e serve para roubar dados pessoais de vítimas ou inscrevê-las em serviços pagos.



Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

“Nunca clique em links de fontes desconhecidas”, explica Adonias Filho, gerente de desenvolvimento de negócios de cibersecurity na Italtel Brasil. “Dificilmente uma marca cria campanhas veiculadas apenas por WhatsApp. Entre no site da empresa e veja se a promoção existe ou, se preferir, entre em contato com a empresa. Sempre desconfie de promoções exorbitantes e principalmente, não compartilhe o conteúdo sem antes saber se de fato a promoção é verdadeira. Além de você estar sendo infectado por vírus, compartilhando informação falsa, você ajuda o criminoso a conquistar mais vítimas. É fundamental checarmos se a informação é verdadeira antes de compartilhar qualquer tipo de conteúdo”, finaliza Adonias.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »