AtaNews Publicidade 728x90
04/01/2018 às 09h24min - Atualizada em 04/01/2018 às 09h24min

Veja por que você não deve descongelar carne no micro-ondas

Será que descongelar alimentos no micro-ondas faz mal para a saúde?

Yah Notícias
Getty

Imagine a cena. Você chega em casa do trabalho, com todos os ingredientes para cozinhar o Tori Katsu (frango à milanesa japonês) ao molho curry de Jamie Oliver. Existe apenas um problema. Você se esqueceu de descongelar o frango!
 

Dez minutos no micro-ondas devem dar conta do recado. É para isso que serve a função de descongelamento, não é mesmo?
 

Na verdade, não. É o que diz este especialista em alimentos, que afirma haver apenas uma maneira segura de descongelar carnes, e definitivamente não é o micro-ondas. Não mesmo!
 

O professor Costas Stathopoulos, da Universidade de Abertay, em Dundee, revelou que os alimentos devem ser descongelados na geladeira, durante várias horas, se você não quiser correr o risco de ingerir altos e perigosos níveis de bactérias.
 

O cientista, especializado em alimentos, revelou sobre a técnica de descongelamento num episódio do programa Inside the Factory, na BBC Two, depois que a apresentadora Cherry Healy admitiu usar a função de descongelamento do micro-ondas com frequência para descongelar carnes.
 

De acordo com o Daily Mail, o professor Stathopoulos explicou que descongelar carnes no micro-ondas “não é, na realidade, a melhor das técnicas”. Em seguida, revelou que a norma padrão de higiene alimentar consiste em descongelar a carne na geladeira.
 

De acordo com esse método, a temperatura fria retarda a propagação das bactérias.
 

Não é a primeira vez que os métodos de descongelamento ganham destaque. Susanne Ekstedt, pesquisadora do SP Technical Research Institute of Sweden em Gotemburgo, já havia revelado que é melhor descongelar os alimentos em água, caso você esteja planejando usá-los imediatamente.
 

O melhor método consiste em colocar os alimentos em um plástico, lacrá-lo e aquecê-lo usando água fria diretamente da torneira (porque a água é bastante condutora).
 

“Isso é algo de que os cientistas especializados em alimentos já sabiam há muito tempo. Mas esse conhecimento é, em grande parte, restrito à indústria alimentar. A maioria das pessoas não parece estar ciente disso”, disse Ekstedt ao Metro.
 

A Food Standards Agency (Agência de Normas Alimentares do Reino Unido) produziu uma tabela muito útil com dicas para ajudar a entender a melhor maneira de descongelar os alimentos.
 

“O ideal é se planejar com antecedência a fim de ter tempo e espaço suficientes para descongelar pequenas quantidades de alimentos na geladeira”, diz o site.
 

“Colocar o alimento na geladeira o manterá numa temperatura segura, enquanto ele descongela”.
 

Se o alimento não puder ser descongelado na geladeira, ele deve ser colocado num recipiente, debaixo de água corrente.
 

“A água fria ajuda a acelerar o descongelamento, sem permitir que o exterior do alimento se aqueça demais”.
 

Mas o site também adverte que “carnes vermelhas e de aves cruas (incluindo peças grandes e aves inteiras) não devem ser descongeladas sob água fria, a menos que estejam num recipiente fechado”.
 

Isso porque bactérias nocivas podem se espalhar, contaminando pias, torneiras e superfícies.
 

 
Descongelar os alimentos com segurança não é a única questão que está causando confusão, muitos também ficam surpresos com o que se deve ou não colocar no congelador.
 

Embora saibamos que não deveríamos manter na geladeira certos alimentos que acabamos mantendo, quando o assunto é alimentos que se pode ou não congelar, algumas pessoas não sabem nem por onde começar.
 

“As pessoas acabam ficando muito confusas quando se trata de entender o que pode ou não ser congelado, em grande parte, por causa do rótulo dos alimentos”, disse Stuart Benson, diretor de vendas da Gorenje UK, . “A menos que haja uma indicação expressa na embalagem de que o alimento pode ser congelado, as pessoas muitas vezes evitam fazê-lo”.
 

Mas, para a surpresa de muitos, existem alguns alimentos que ficam incrivelmente bem, congelados, e podem reinventar a sua concepção de cozinha.
 

Em contrapartida, alguns alimentos (e bebidas) sofrem uma morte terrível quando são congelados. Pense nas verduras murchas, nas frutas sem sabor e nas bebidas gasosas que explodem no congelador.
 

Quem diria que congelar e descongelar alimentos pudesse ser um assunto tão complicado?
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »