AtaNews Publicidade 728x90
26/09/2018 às 14h51min - Atualizada em 26/09/2018 às 14h51min

CMI e Sesc realizarão ações educativas, esportivas e artísticas em comemoração ao Dia do Idoso

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O CMI (Conselho Municipal do Idoso) e o Sesc Birigui realizarão uma série de ações educativas, esportivas e artísticas gratuitas em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Serão atividades em todo o mês de outubro, com o objetivo de integrar, discutir, rever e levantar informações no que diz respeito ao universo da terceira idade.

A programação terá início no dia 2 de outubro, com aula de ritmos variados e ginástica multifuncional para os participantes do Núcleo de Convivência para Idosos. A atividade será ministrada por instrutores do Sesc das 7h30 às 8h30, no Centro de Integração Social, que fica na rua Santa Tereza, 365, no bairro Vila Troncoso.

No dia 4, a partir das 20h, será apresentado no teatro do Sesc a peça “Fios de Memória”, que retratará o dia de um palhaço com Alzheimer. É um espetáculo lúdico que navega entre as linguagens do circo, da dança e do teatro de bonecos. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência. A classificação é livre para todos os públicos.

Os idosos do Abrigo Vó Tereza e do Recanto do Vovô receberão no dia 5, às 9h e às 15h, respectivamente, a narração de histórias “Esses Viajantes e suas Historietas”, da Cia. Arte Negus. Além de histórias, serão propostas brincadeiras e músicas da cultura popular das várias regiões do Brasil, como “Minha Boneca de Lata”, “Meleca”, “A Velha a Fiar” e “Coveiro Raimundo”.

Já no dia 9, das 15h30 às 17h30, haverá o festival de vôlei adaptado no Centro de Integração Social. Entre os dias 2 de outubro e 18 de dezembro, sempre as terças-feiras, o músico Marcos Tinareli vai ministrar o curso Vozes e Ritmos voltado aos idosos. Será trabalhado o samba e ritmos brasileiros de várias regiões. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no Sesc.

PALESTRAS

Sete palestras serão ministradas ao longo do mês no Teatro do Sesc Birigui, sendo abertas ao público em geral. No dia 3, às 15h, a psicóloga Danielle Grillo Alves Caldeira abordará o tema “Adaptações Cognitivas e Afetivas do Idoso”, levando os participantes a uma reflexão e construção de conhecimentos e dispositivos de autorregulação e evolução cognitiva e afetiva.

No dia 10 serão ministradas duas palestras. A primeira acontecerá às 15h e será com o promotor de Justiça de Birigui, Dório Sampaio Dias, que falará sobre o Estatuto do Idoso, que estabelece os direitos da terceira idade. Na sequência, o contador Elcio Cleber Feitosa Sanches vai explicar como destinar parte do imposto de renda para o Conselho Municipal do Idoso.

“O Idoso Frágil” será o tema da palestra com o médico geriatra Luis Fernando Zonzini Salvariego, que acontecerá no dia 17, a partir das 15h. No mesmo dia, porém a partir das 15h30, a advogada Gabriela Benez Tozzi Carani tirará dúvidas dos participantes sobre “Previdência Social – O Amparo Social ao Idoso”.

Dia 24, a partir das 15h, o professor doutor da Unesp Presidente Prudente Luis Alberto Gobbo ministrará a palestra “Possibilidades e Limitações dos Movimentos em Idosos”, alertando para atividade física como fator de proteção à saúde dos idosos. Para encerar o mês do idoso, a psicóloga Ana Helena Poli de Santana abordará o tema “Dor na Terceira Idade”, no dia 31, às 15h.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »