03/01/2022 às 14h30min - Atualizada em 03/01/2022 às 14h30min

DEFESA DOS ANIMAIS NÃO É PROPRIEDADE DA ESQUERDA

Gilberto Pinheiro

Gilberto Pinheiro

Amigos dos animais. Somos o coração, a alma, a voz dos animais. Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil.

É costume por parte de muitas pessoas entenderem  que a causa protetiva dos animais é conceito e pauta de esquerda política.  Isso não corresponde aos fatos.  A defesa dos animais é prática dos que defendem a vida dos seres sencientes e não passa disso. Aludir-se que somente esquerdistas se identificam com essa questão, reitero,  não reflete a verdade, não tem afinidade e vínculo com o que ocorre no dia a dia.

É fato que há esquerdistas que abraçam a causa, mas não significa necessariamente que todo defensor dos animais seja socialista. Eu sou liberal, cristão e conservador e me orgulho disso.

Estou dando essa explicação porque já me perguntaram se me identifico com a esquerda política, normalmente, apegada à defesa do meio ambiente e que se apossa deste entendimento, o que é um imensurável erro que precisa ser reparado.

Defesa dos animais e meio ambiente é privilégio dos que sentem, têm respeito à vida como um todo e não pauta dos contrários à liberdade.  Infelizmente, a esquerda se apodera dessas questões emblemáticas, simpáticas à sociedade, mas, tudo não passa de um teatro com atores protagonistas e coadjuvantes que gostam de jogar confete no povo para agradar e pedir votos. 

Eu não sou político e não tenho tal pretensão.  Identifico-me com essas pautas mas não politizo meus ideais.  As verdades precisam ser ditas para o conhecimento de todos.  Como citei acima, considero-me conservador, naturalmente, cristão, a favor da vida dos animais e eminentemente liberal, sentindo-me muito bem dessa forma.

Contudo, não misturo essa prática com política.   Há pessoas que gostam de aparecer, defendendo essa e outras causas. Eu não faço questão disso, honestamente.  Se eu casualmente me destaco tem uma razão simples, objetiva e incontestável: estudo diariamente e sei que vou morrer sem saber muita coisa. 

Ainda:  insisto que a defesa dos animais não tem verniz nem cor partidária - é direito de todos. Infelizmente, alguns partidos políticos deixam entender que eles são majoritários na questão, são os grandes defensores da fauna e isso não reflete a verdade dos fatos.   Tanto é que para comprovar o que afirmo enfaticamente, citarei algo que precisa ser refletido por todos que amam os animais e que se acham a voz de todos eles.
Para melhor exemplificar, a própria Constituição Brasileira de 1988 classifica o meio ambiente, a defesa dos animais como bens difusos , ou seja, pertencente a toda sociedade e tem o Ministério Público o principal aliado na função de tutelar juridicamente a fauna em amplo espectro, representando-os juridicamente.

Aproveito o ensejo para uma informação muito importante:  eu recebo mensalmente informes de uma revista específica para veterinários - revista Cães & Gatos VET (28/12/21)e recortei (simplifiquei) algo que devemos prestar bastante atenção. Inclusive, já fui entrevistado duas vezes por essa ótima revista:

Alerta
Cães sem coleira: tutor deve controlar o acesso à rua

  
A responsabilidade pelos animais não está apenas nos cuidados do dia a dia, como dar comida, água e levar para passear. Também cabe ao tutor evitar acidentes, como ataques a terceiros e a outros bichos. Animais com livre acesso à rua, sem guia ou focinheira, podem render problemas na justiça, mesmo quando não provocam danos físicos.

A professora do curso de Direito da Anhanguera, Andrea de Benedetto, explica que o tutor pode responder por lesão corporal culposa, caso aconteça alguma lesão à vítima ou omissão de cautela na guarda ou condução do animal, ou seja, se ele estiver solto e colocar em risco as pessoas ao seu redor.

 Fonte: revista Cães & Gatos VET (28/12/21)

Conclusão:  ajudar os animais faz bem a nossa alma, sentimento de dever cumprido.  Quem tem bom coração e entende que os animais precisam de voz atuante, age em prol deles, tornando-se um amigo para todos os momentos. 
Com certeza, Deus agradecerá e a natureza, indubitavelmente, também!

"Onde tiveres teu tesouro, ali estará teu coração"
  Mateus 6:21 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »