Sesc Birigui |7ª edição do FestA! – Festival de Aprender

05/07/2024 - 14/07/2024

10h

Divulgação/Sesc Birigui
Oficinas
JOGO DA ONÇA
Com Deva Bhakta, educador do Sesc. Nesta oficina os participantes reproduzem o jogo da onça, por meio da técnica de estêncil e carimbos em papéis e aprendem a jogar esse tabuleiro de origem indígena brasileiro, chamado também de “adugo”, que significa “onça” para o povo da etnia popularmente conhecida como Bororo. Área de Convivência. Senhas 30 minutos antes. A partir de 12 anos.
5/7. Sexta, 15h às 18h.
 
MARACATU BRINQUEDO POPULAR: CONFECÇÃO DE ROUPAS E ADEREÇOS EM BONECOS
Com grupo de Maracatu Orum Odoyá. O público é convidado para uma imersão no mundo das fantasias e adereços utilizados em bonecos de plástico, no cortejo de Maracatu Nação. Durante a oficina, cada participante confeccionará seus personagens, customizando seguindo sua inspiração. Espaço de Tecnologias e Artes. Senhas 30 minutos antes. A partir de 10 anos.
5/7. Sexta, 19h às 21h.
 
BIJUTERIAS AFRO-BRASILEIRAS
Com Ana Rainha, artesã. Cada pessoa receberá um kit com os acessórios para criar suas bijuterias, além de informações sobre os adornos corporais africanos, indígenas e afro-brasileiros. Sala de Múltiplo Uso 2. Senhas 30 minutos antes. A partir de 10 anos.
6/7. Sábado, 14h, 15h e 16h.
 
JOGO CINCO MARIAS
Com Varléa Marangoni, designer de moda. Os participantes aprenderão a confeccionar os saquinhos de tecido, que são as peças do jogo, a partir dos conceitos básicos de costura. Depois poderão se divertir com a família em uma brincadeira que faz parte da cultura popular. Espaço de Tecnologias e Artes. Senhas 30 minutos antes. A partir de 16 anos.
6 e 7/7. Sábado e Domingo, 15h às 21h.
 
CHOCALHO KAINGANG
Com Susilene Kaingang, artesã e indígena. O Os participantes serão convidados a construírem chocalhos utilizados pelo povo Kaingang em festas e rituais. Susilene contará, também, sobre a história de seu povo e da Terra indígena Vanuire. Sala de Múltiplo Uso 1. Senhas 30 minutos antes. A partir de 7 anos.
6/7. Sábado, 15h30 às 17h.
 
ARCO E FLECHA TERENA
Com Kleber Terena e Wagner Jacintho, indígenas. A oficina tem como objetivo vivenciar na prática a arte milenar dos povos originários, produzindo passo a passo um instrumento de caça: o arco e flecha. Sala de Múltiplo Uso 1. Senhas 30 minutos antes. A partir de 6 anos.
7/7. Domingo, 14h às 16h.
 
MINITAMBORES DE MARACATU: CONFECÇÃO DE BOMBOS E TIMBALES
Com grupo de Maracatu Orum Odoyá. Nesta oficina, os participantes da oficina poderão confeccionar miniaturas de uma alfaia e de um timbal (instrumentos musicais), em meio a um ambiente de trocas de saberes e fazeres do Maracatu Nação, com batuqueiros do grupo Orum Odoyá de Araçatuba/SP. Espaço de Tecnologias e Artes. Senhas 30 minutos antes. A partir de 8 anos.
9/7. Terça, turmas às 13h30, 14h30 e 15h30.
 
NÉCESSAIRE COM ADINKRAS
Com Erika Ângelo, artesã e empreendedora. A artesã ensinará os participantes a confeccionar bolsas de uso pessoal que serão adornadas com estampas com adinkras, produzidos pelos participantes. Durante a oficina serão ensinadas também as filosofias e significados de cada símbolo da cultura africana. Espaço de Tecnologias e Artes. Senhas 30 minutos antes. A partir de 10 anos.
10/7. Quarta, 19h às 21h30.
 
Cursos
COCO DE RODA NAÇÃO XAMBÁ: PERCUSSÃO
Com Nino Xambá, percussionista. O artista proporciona ao público ouvir sobre a tradição da Nação Xambá e aprender a sua inconfundível célula rítmica, além de tocar, dançar, brincar e pisar este coco de roda. Tenda. Inscrições de 28/6 a 5/7. A partir de 12 anos.
6 e 7/7. Sábado, 14h30 às 17h30. Domingo, 13h30 às 16h30.
 
Vivências
JOGO MINHAS RAÍZES
Com Coletivo Nós Raízes. O coletivo apresenta o Minhas Raízes, um jogo de tabuleiro feito para adolescentes em fase escolar, além de jogos clássicos com matrizes indígenas e africanas. Ateliê da Área de Convivência. A partir de 16 anos.                                               
6 e 7/7. Sábado e Domingo, 14h às 18h.
 
JOGOS DE TABULEIRO AFRICANO
Com Erika Ângelo, artesã e empreendedora. O público é convidado a conhecer a cultura e a história do continente africano, a partir dos jogos de tabuleiro de diversos países como Egito, Madagascar, Libéria, entre outros. Ateliê da Área de Convivência. A partir de 10 anos.                                                                            
9/7.
 Terça, 10h às 13h e 14h às 17h.
 
Intervenções
PAINEL DE GRAFITE: O FUTURO É ANCESTRAL
Com Tass Dias, arte educador grafiteiro. Nessa intervenção, o artista e grafiteiro realizará a pintura de um painel de grafite que homenageia a cultura e a memória ancestral dos povos africanos. Em frente ao Sesc Birigui. A partir de 10 anos.
9 e 10/7. Terça e quarta, das 14h às 18h.
Link
Tags »
Próximos Eventos »
Comentários »