04/07/2018 às 11h00min - Atualizada em 04/07/2018 às 11h00min

Consumidores de Salmourão terão aumento também nas contas de energia elétrica

"Efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 15,55%, e passa a valer a partir do próximo dia 12"

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 15,55%, e passa a valer a partir do próximo dia 12. ( Foto: Lucas Reis)
Além do reajuste de 3,5% aprovado pela ARSESP para as tarifas de água e esgoto no mês passado, os consumidores de Salmourão também vão enfrentar um reajuste nas contas de energia elétrica.

O reajuste será aplicado após a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovar nesta última terça-feira (3), o índice de reajuste tarifário para clientes da Energisa Sul-Sudeste, responsável pelo abastecimento de energia elétrica no município de Salmourão.

O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 15,55%, e passa a valer a partir do próximo dia 12 de julho. Os dados que seguem apresentam o efeito médio que será percebido pelos clientes, sendo:

Baixa Tensão: 15,06%
Alta e Média Tensão (ex.: indústrias): 16,74%
Efeito Médio Total: 15,55%


Conforme apontado acima, os clientes de baixa tensão, que correspondem a 70,70% dos consumidores da Energisa Sul-Sudeste, terão um efeito médio de 15,06%. Dentro deste grupo estão os consumidores residenciais, com efeito de 14,96% e os consumidores comerciais e rurais, com efeito de 15,22%.

Do total do valor reajustado, a maior parte diz respeito à compra de energia e não fica com a distribuidora, pois neste caso, ela apenas arrecada o valor na tarifa para pagar a compra de energia a agentes geradores.

A correção de tarifa é um processo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente no chamado Reajuste Tarifário Anual e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »