17/07/2018 às 16h31min - Atualizada em 17/07/2018 às 16h31min

AccuWeather afirma ausência de chuvas pelos próximos 15 dias e mês de agosto seco em Salmourão

"Efeitos da estiagem já começam a ser percebidos pelo gado com a degradação das pastagens e culturas diversas"

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Período estendido de estiagem já preocupa produtores rurais do município. ( Foto: Lucas Reis)
Com uma situação crítica e um período de estiagem que já castiga as pastagens e algumas outras culturas que necessitam de mais água para se desenvolver, o cenário seco já desperta preocupação em produtores rurais e moradores de Salmourão e região.

Alguns dos sites mais tradiconais dos institutos de meteorologia como o Climatempo, o Radar e o AccuWeather mostram que o restante desse mês de julho será de estiagem completa na região e algumas pancadas de chuvas rápidas estão previstas somente para o final do mês de agosto.

O site AccuWeather prevê a possibilidade de chuvas de maior intensidade no município somente próximo dos dias 20 e 21 de agosto, onde está prevista a possibilidade de 38mm de chuva nos dois. As temperaturas amenas deste inverno e o tempo seco estão propiciando incêndios em vegetações e pastagens de propriedades locais, o que prejudica bastante a situação para algumas pessoas.

Com a falta de chuvas, o volume de água do Rio Aguapeí também diminuiu considerávelmente, permitindo que toda a água de seu leito seja capaz de passar pelo canal sob a Ponte do Aguapeí (Canal do Inferno). A dica para os cuidados com a saúde é a utilização de umidificadores e também o uso de toalhas molhads estendidas durante as noites para compensar a falta de umidade do ar.

Uma outra dica ba época de estiagens é a economia e o uso racional da água, uma vez que a falta de chuvas aumenta em pelo menos 30% o volume utilizado pela população.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »