25/02/2021 às 12h06min - Atualizada em 25/02/2021 às 16h58min

Quais os principais tipos de sistemas de armazenagem?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Os sistemas de armazenagem são o conjunto de equipamentos com função de organizar e classificar o material existente em um depósito ou armazém. Em geral, são armazenados produtos acabados, produtos preparados para logística ou matéria prima para fabricação de produtos.

Há vários tipos de equipamentos no mercado e a escolha do ideal varia conforme a utilização e o manuseio do material armazenado.

A escolha desse sistema de armazenagem envolve vários elementos como: tamanho e peso do produto, quantidade existente no estoque e além do tamanho do seu espaço de armazenagem, é claro.

Este artigo tem o objetivo de mostrar os principais sistemas existentes no mercado.

 Tipos de armazenagem
 

Atualmente, há diferentes tipos de sistema de armazenagem. A escolha desse sistema deve ser baseada no tipo de material e no espaço existente no estoque.

 

    1. Sistema WMS

 

Esse modelo é bem utilizado pelas indústrias mais modernas, pois ele permite um controle maior sobre todo o produto que entra e sai do estoque.  

 

Nesse sistema todos os itens existentes no estoque são cadastrados por meio de código de barras e etiquetas. A gestão é feita através de um software específico, que permite controlar toda essa movimentação de materiais. Além disso, é possível controlar o espaço existente para compra e alocação de novos produtos.

 

.

    2. Porta Pallets

 

O sistema porta pallets é utilizado nos depósitos que recebem os materiais armazenados em pallets.

 

Os pallets são estrados, que podem ser de metal, madeira ou plástico, que tem como objetivo movimentar cargas. 

 

O uso de pallets facilita o transporte destas cargas, já que podem ser empilhadas e transportadas por máquinas empilhadeiras. 

Isso traz inúmeras vantagens como: redução de mão de obra, rapidez na movimentação de materiais, aproveitamento melhor do espaço, redução de acidentes, entre outras vantagens.

Esse sistema é excelente como forma de organização, pois permite alocar pallets inteiros em estantes únicas de metal. Também é possível fazer uma separação de produtos, seja de forma horizontal ou vertical.

 

Ele é indicado para locais onde há uma movimentação grande dentro do estoque e com um número variado de produtos.

 

A montagem da estrutura também é outro facilitador, pois ele pode ser montado e desmontado de maneira simples. Dessa forma, é possível manter a estrutura conforme a necessidade da demanda. Isso auxilia no layout e na agilidade da movimentação e transportes das máquinas empilhadeiras,

 

Existem vários tipos de porta pallets no mercado de armazenagem. São eles: Porta Pallets Dinâmico, Porta Pallets Push Back, Porta Pallets Cantilever e Porta Pallets Estantes.



 

Porta Pallets Dinâmico

 

É o sistema ideal para armazenar produtos que são perecíveis, pois esse sistema permite que eles sejam retirados com facilidade e em qualquer momento.

 

Funciona através de roletes que podem ser inclinados e rolados de maneira fácil e dinâmica.

 

Porta Pallets Push Back

 

São instaladas quatro pallets (estantes) em diferentes níveis de profundidade. 

Ideal para lotes pequenos e que possuem menor rotatividade.

 

Porta Pallets Cantilever

 

Esse tipo de sistema se caracteriza por uma estrutura com vigas que parecem braços em diferentes níveis, assemelhando- se a uma estante. 

 

Ideal para equipamentos que tenham grande comprimento, geralmente em formato de barra ou tubo. O acesso para colocar e retirar esse material é facilitado, pois não possui colunas em sua parte da frente.

Porta Pallets Estantes

 

 É o tipo mais simples de armazenamento de materiais, se for comparado aos outros. São excelentes opções para armazenagem de itens pequenos e com menor peso, por isso a carga leve é a ideal.

Há dois tipos de estantes:

 

    • Flow-rack

Ideal para estocar produtos que são armazenados em caixas. A estrutura é de metal com prateleiras posicionadas de forma inclinada a fim de facilitar que as caixas desçam por ela.

Umas das vantagens desse modelo é que ele facilita a visualização, mesmo quando há apenas poucos produtos, visto se tratar de materiais de pequeno porte.

 

    • Carrossel

Nesse tipo de sistema as estantes deslizam até o ponto de carregamento, de forma horizontal. 

É utilizada em diferentes tipos de indústrias, pois seu manuseio é eficiente e permite acesso rápido ao material estocado. Pois por se tratar de material leve não necessita de máquinas para movimentá-los.

 

Agora que foi possível conhecer um pouco mais sobre os sistemas de armazenamento existentes no mercado, ficará mais fácil decidir qual o melhor se adequa às condições de seu estoque.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »