28/12/2020 às 15h37min - Atualizada em 28/12/2020 às 16h12min

Leia quadrinhos para melhorar suas habilidades de leitura em francês: Entenda

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Aprenda a como melhorar a compreensão de leitura em língua francesa e fortalecer suas habilidades de comunicação. Melhorar a compreensão da leitura é fundamental para um desenvolvimento no curso de francês online mais eficaz. 

 

O fato de ser difícil para uma pessoa entender um texto pode causar frustração ou apatia. Com isso, queremos dizer ler uma frase ou texto, dando-lhe significado e entendendo seu significado.

Como melhorar a leitura em língua francesa?

Se você está se perguntando por que está tendo um mau desempenho na escola ou tendo problemas em certas matérias, é necessário avaliar suas habilidades de leitura. 

 

Felizmente, essa capacidade pode ser fortalecida e aprimorada em casa e com a ajuda de professores. 

 

Com as estratégias certas, pode-se aprender a construir conceitos e navegar pelos níveis de leitura (literal, inferencial e crítico).

Faça conexões e associações

Durante a leitura, mostre a seu filho que os conceitos mencionados estão relacionados à vida real dele. 

 

Uma das melhores maneiras de lembrar e valorizar o que você lê é ver se esses conceitos têm aplicação. 

 

Convide-o a identificar verbalmente esses relacionamentos, e então ele poderá fazer isso silenciosamente, de uma forma mais espontânea e independente.

Faça perguntas para entender melhor o texto

Se você perguntar a seu filho sobre as informações do texto, você fará com que ele procure pistas. Incentive-o a se acostumar com os livros e selecionar as informações que lhe dizem respeito.

 

Um bom leitor tem a capacidade de fazer perguntas e buscar respondê-las no texto ou em outras fontes.

Crie imagens mentais facilitando a compreensão da leitura

É por isso que os quadrinhos são excelentes opções. Os textos não são apenas folhas cheias de letras; eles são universos para descobrir e explorar. 

 

Faça com que as crianças imaginem e recriam as histórias com sua criatividade desenvolvida para que fiquem na memória.

 

Uma boa dica para isso é fazer com que seu filho desenhe os conceitos de como o cérebro os percebe. Afinal, não lemos apenas com os olhos, mas com os cinco sentidos.

Sugira hipóteses de leitura para melhorar a compreensão

O nível literal dos textos corresponde às informações expressas. Isso é o que pode ser explorado por meio de questões de compreensão e memória. 

 

Mas existe um segundo nível de compreensão que convida as crianças a assumir a responsabilidade pelas consequências de uma situação ou a pensar nas causas de um problema. 

Identifique os principais elementos e categorias

É importante que as crianças possam identificar os aspectos essenciais de uma leitura. 

 

Ou seja, os fatos e os personagens influenciam diretamente no desenvolvimento dos textos aos quais se dirigem.

 

Nesse sentido, é enriquecedor apresentá-los com diferentes tipos de textos. De um lado, escritos repletos de ficção e aventura e, de outro, textos relativos ao dever de casa . Dessa forma, eles aprenderão a identificar marcadores textuais como títulos, caracteres em negrito, itálico, imagens e índices.

Releia os fragmentos que criam confusão

A primeira leitura nem sempre permite interpretar todo o texto e compreender todo o seu significado. Frequentemente, é necessário ler várias vezes o mesmo texto para poder explorá-lo em sua totalidade. 

 

A cada nova leitura, os detalhes são adquiridos e proporcionam uma compreensão mais ampla do texto. Às vezes é melhor fazer isso em silêncio e outras vezes é melhor fazê-lo em voz alta.

Procure palavras não reconhecidas

Não é possível compreender totalmente uma leitura se ela contiver palavras cujo significado você não entende. Além disso, pesquisar as definições e os usos de um conceito também ajuda a construir o vocabulário. 

 

Bons leitores também são caracterizados por sua capacidade de brincar com as definições em suas próprias produções textuais.

 

Como você pode ver após a leitura deste artigo, as estratégias para melhorar a compreensão de leitura em crianças, e também adultos, reforçam todas as habilidades de comunicação e funções cognitivas de seus filhos. 

 

Trabalhe em casa para ajudá-los a ter mais sucesso na vida escolar e a desenvolver o pensamento crítico sobre o que lêem.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »