07/12/2018 às 14h02min - Atualizada em 07/12/2018 às 14h02min

Secretário de Esportes de Salmourão realiza trabalho com idosos

O processo de envelhecimento é caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo

Lucas Reis, especial para o AtaNews
O Secretário de Esportes de Salmourão, Guilherme Carvalho, com os idosos durante a realização das atividades
A secretaria municipal de esportes de Salmourão realiza o incentivo e prática de atividades físicas voltadas para idosos do município com uma frequência de três vezes por semana. As atividades acontecem no Ginásio Municipal Afonso Nery Marques (Tinda) e é realizado pelo próprio Secretário de Esportes, Guilherme Carvalho, que falou com o AtaNews sobre a realização das atividades.



Guilherme explica que o projeto conta com a participação de pelo menos 30 idosos, entre homens e mulheres que desenvolvem a prática de atividades físicas moderadas, onde participam semanalmente de segunda a quarta-feira, no horário das 13h00 às 15h00.

Para participar, os interessados precisam realizar um cadastro no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), e passar por uma avaliação médica, onde o profissional de saúde irá avaliar a possibilidade do idoso participar ou não do programa, através de exame médico, com emissão de atestado para  a prática de atividades moderadas.



"O processo de envelhecimento é caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo. Assim como profissionais de Educação Física, atuantes na área da saúde, não devemos medir esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico.", destacou Guilherme.

O secretário diz ainda que ao longo da vida, passamos por um processo fisiológico irreversível, ou seja, que após se iniciar o declínio dos sistemas fisiológicos no corpo não há como obter uma reversão dos mesmos, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas.



Com todas essas alterações, as pessoas de mais idade sofrem bastante, ocorrendo ainda restrições quanto a sua capacidade de locomoção, o que pode implicar em quedas e dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »