AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2018 às 09h04min - Atualizada em 30/01/2018 às 09h04min

Comunicado à população

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, informa que não há motivo para alerta por causa do óbito de um macaco, no Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro. O animal foi encaminhado para necropsia e a suspeita é de que a morte tenha sido provocada por uma descarga elétrica provinda de fio de alta tensão urbana.

Na semana passada, outro macaco morreu no zoológico municipal, mas este era proveniente de uma residência onde seu tutor havia falecido há 40 dias e a esposa dele não havia condições de ficar com o animal para cuidar. Tratou-se de um animal particular que foi doado ao zoológico.

Em ambos, foram coletados materiais para pesquisa e exames para febre amarela. Todos encaminhados ao instituto Adolfo Lutz para análise. Previsão dos resultados saírem até o final do mês de fevereiro.

Ano passado, tivemos cinco macacos que vieram a óbito no município. Todos foram necropsiados pelos médicos veterinários do CCZ (Centro de Controle de Zooneses) e todos deram negativos para a doença.

A Prefeitura só notifica a população se caso algum animal for positivo da doença. O município vem fazendo está vigilância para febre amarela desde 2012.

O município já intensificou a vacinação! Devem tomar a vacina somente pessoas que nunca se imunizaram. E como ocorreu em muitos municípios, a partir de uma notícia sem certeza da doença como esta. A população se volta para o extermínio dos macacos, prática totalmente errada, já que eles como animais sentinelas, pois nos ajudam a perceber a chegada da doença em nosso município.

E se caso aparecer algum macaco morto próximo a sua residência, acionar imediatamente a equipe do CCZ pelo telefone 3636-1180. Servidores farão a coleta do animal e encaminhará a investigação epidemiológica.



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »