AtaNews Publicidade 728x90
24/09/2018 às 10h55min - Atualizada em 24/09/2018 às 10h55min

No Dia da Árvore, Votuporanga ganha mirante para contemplação da cidade

Local oferece uma perspectiva ampla e panorâmica do município com excelente observação da cobertura arbórea

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
V
otuporanga ganhou uma nova opção de lazer e turismo.A Saev Ambiental apresentou nesta sexta-feira, Dia da Árvore, um Mirante (anexo ao Ecotudo Sul) que oferece uma perspectiva ampla e panorâmica da cidade com excelente observação da cobertura arbórea. Diversas autoridades, especialistas na área ambiental e imprensa participaram do evento, onde discutiram também projetos e ações de meio ambiente em andamento pela Administração Municipal.

Para chegar até a vista incrível proporcionada pelo Mirante, os visitantes passam por um caminho, montado especialmente para aguçar a curiosidade com informações e imagens a respeito de nossa cidade e de projetos ambientais desenvolvidos.

Um termo que permite descrever a visão que o local proporciona é o skyline, utilizado na arquitetura para se referir a um panorama urbano com um corte parcial da cidade, ou seja, quem passar pelo local poderá identificar, através de uma linha no horizonte, as principais características do município.

“Esperamos que seja um novo ponto turístico, para onde as pessoas possam trazer seus amigos e familiares que estão visitando Votuporanga. O lugar proporciona boa visão do nascer e pôr do sol, além de cenários para fotos ou uso de binóculos, devido à valorização do verde e do nosso meio ambiente”, explica o Superintendente Adjunto da Saev Ambiental, Marcelo Marin Zeitune.
 
Quando visitar

O Mirante fica aberto para visitação todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 8 às 20h, com acesso pelo Ecotudo Sul instalado na Antiga Algodoeira, na Av. Conde Francisco Matarazzo esquina com a Av. Francisco Bueno Baeza, próximo ao Sonho Meu. Entrada aberta e gratuita.
 
Panorama Verde

Durante o evento de apresentação do Mirante, o Superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bortoloti destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Votuporanga em parceria com a Saev Ambiental visando a preservação do meio ambiente. Nos últimos dois anos, somente no perímetro urbano, ou seja, calçadas, áreas verdes, inclusive de loteamentos, reservas ecológicas urbanas (ex: mata dos macacos), praças e canteiros de avenidas, foram plantadas mais de 25 mil árvores.

Os números expressivos não param por aí. Temos a cobertura arbórea de 37,5 m² por habitante, muito acima dos 12m² por habitantes preconizados pela ONU. No total, Votuporanga conta com 120.192 árvores o que significa uma projeção de copa em 21,9% da área urbana, ou seja, 21,9% de sombras produzidas por nossas árvores.

Esses números tendem a aumentar ainda mais com os diversos projetos desenvolvidos por esta gestão. Conheça um pouco mais sobre eles:

- Disque árvore: É um serviço gratuito de plantio de árvores nas calçadas (passeio público) da cidade que funciona pelos números de telefone 0800 770 1950 ou 3405-9195 e pelo Atendimento Pessoal, na Rua Pernambuco, nº 4313 das 8h às 16h. O projeto busca melhorar a arborização de Votuporanga para assim melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes e também incentivar as pessoas a terem árvores, mas espécies certas para a zona urbana.

- Placar da Árvore: o placar da árvore foi criado na intenção de deixar transparente o trabalho que a Saev Ambiental vem fazendo na parte de arborização urbana e reflorestamento do município. Semanalmente é feita a atualização de todos os dados. Nele você pode acompanhar quantas mudas já foram solicitadas e plantadas pelo Disque Árvore, através do placar que se encontra abaixo da árvore, com números específicos. Por exemplo, para reflorestamento de áreas verdes, APP’s – Áreas de Preservação Permanente (nascentes e córregos), sistema de lazer e praças onde são recuperadas a flora regional, o plantio é de 11.430 árvores, desde 01/01/2017.  Acesse e veja www.saev.com.br

- Poda Padronizada e Gratuita: são realizadas as podas de 30 mil árvores por ano de maneira gratuita, incentivando o munícipe a ter uma árvore, visto que não arcará com nenhum gasto com a mesma. Outro benefício que esse serviço traz é o de combate a poda drástica, já que quem realiza esse trabalho são pessoas capacitadas e que seguem os padrões estabelecidos.

- Horto Florestal: revitalizado em 2017 para reabertura para a população, o local possui uma ampla área disponível para o lazer da comunidade. Atualmente, o Horto fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e também aos fins de semana, das 8h às 17h. Por se tratar de uma área de preservação e educação ambiental, as visitas podem ser feitas por agendamento pela Saev Ambiental.

- Viveiro Municipal: o horto “Sérgio Ramalho Mata” abriga ainda o Viveiro Municipal, que produz 1 mil mudas por mês, ou seja, entrega 12 mil mudas por ano para plantios coordenados pela Saev Ambiental. E possui as seguintes opções: Ipê Amarelo do Cerrado, Magnólia, Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca, Pata-de-vaca e Aroeira-pimenteira.

- Áreas Verdes preservadas: a Saev Ambiental faz ainda a manutenção em 104 áreas verdes e reservas ecológicas fazendo a limpeza dos entornos (acero), podas e novos plantios, são mais de 1,6 milhões de m2.

- Pelo Projeto Vida ao Marinheirinho 18 proprietários rurais recebem por preservar 34 nascentes que abastecem a represa municipal.

- Projeto Maritaca: o projeto de Educação Ambiental nas escolas é desenvolvido em 12 CEMs e 15 CEMEIs, reunindo mais de 7,7 mil alunos com diversos ensinamentos sobre importância das árvores, da reciclagem dos lixos, uso inteligente da água e energia elétrica, a conservação do patrimônio histórico e escolar, e, ainda, a luta contra os descartes incorretos de óleo de cozinha e lixo. Vale ressaltar ainda que no último dia 13 de setembro, cerca de 500 crianças que participam do projeto realizaram o plantio de 160 ipês nas cores roxa, amarela, rosa e branca, no entorno da represa do Parque da Cultura, durante o Festival Literário de Votuporanga – FLIV.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »