AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2018 às 15h23min - Atualizada em 20/09/2018 às 15h23min

“Terapia Online” ganha espaço e credibilidade no mercado

Após resolução 11/2018 que entra em vigor em novembro as consultas passarão a ocorrer integralmente

Vanessa Casaes
Educa + Brasil
Foto: Divulgação
Quem nunca sonhou com uma terapia online naquele momento que você mais precisa de um suporte de um profissional da área de Psicologia? Ou simplesmente pegar o celular e fazer uma chamada de vídeo para sua psicóloga, sem precisar sair de casa e enfrentar aquele trânsito, pagar estacionamento e ainda esperar a sua vez no consultório.

A resolução 11/2018 tornou possível fazer orientação psicológica de forma à distância e em tempo real. As orientações online já eram permitidas desde 2012 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) mas eram limitadas a, no máximo, 20 sessões. E somente algumas terapias poderiam ser realizadas desta forma. 

As novas regras devem entrar em vigor em novembro, quando a terapia online estará totalmente liberada, nos mesmos critérios de um atendimento presencial. A psicóloga Roberta Alonso acredita que o benefício de uma terapia online pode ser semelhante ao de uma terapia presencial. “O resultado positivo só depende do profissional, de como irá conduzir o processo e também da dedicação do paciente”, defende. Apesar de gostar do atendimento olho no olho, Alonso considera importante que os profissionais acompanhem as tendências de mercado. “Devemos entender que o mundo está globalizado e as pessoas anseiam por outras formas de trabalho”, argumenta.

A Engenheira CivilTatiana Pimenta é fundadora e CEO daVittude, uma plataforma que tem feito sucesso entre psicólogos e pacientes. No site é possível escolher a especialização da área de tratamento, além do profissional, localização, e o melhor, preços. Os valores cobrados por cada profissional já ficam disponíveis, além da forma de pagamento. Outro dado acessado com facilidade é o dia e horário de atendimento disponível.

“A ideia de criar a Vittude surgiu de um incômodo particular. Eu faço terapia há alguns anos e, no passado, encontrei uma dificuldade muito grande em encontrar um profissional que pudesse me ajudar. Pensei bastante em coisas que sentia falta e não achava nos catálogos dos planos de saúde: currículo (queria saber onde o profissional se formou, se fez pós-graduação, quanto tempo tinha de formado, entre outros pontos), qual área de atuação e se o forte daquele psicólogo era o que eu estava buscando e, principalmente, endereço, agenda e valor da consulta”, conta Tatiana. 

A sócia do consultório virtual aposta na facilidade de acesso como principal ingrediente para o sucesso do novo negócio. “Somente através de atendimento online conseguimos chegar a populações que estão em regiões remotas e que não conseguem conversar com um profissional na sua região. Temos mais de 5400 municípios, sendo que metade deles não possui um psicólogo”, ressalta.

Todas as consultas da Vittude são online, por meio do consultório virtual, que foi desenvolvido pela equipe da plataforma exclusivamente para atendimentos de saúde. O grande diferencial de uma plataforma distinta para saúde é a questão do sigilo e privacidade. “As plataformas de comunicação, como skype e whatsapp, não são seguras para fins de atendimentos de saúde. Pacientes e psicólogos podem estar sujeitos ao risco de vazamento de informações”, conclui destacando este cuidado.

A empresária Samia Trindade fez terapia presencial por um ano e aposta no sucesso da novidade. “Nessa vida corrida seria ótimo ter a possibilidade de fazer a consulta em qualquer lugar sem precisar ficar preso à necessidade de deslocamento e de um lugar fixo’, pontua.  Samiaacredita tanto nesta modalidade que também pretende investir em um projeto de comunicação para psicólogos que una a sociedade e o meio digital. “Acredito que a terapia Online tenha o mesmo valor. Acredito que as duas formas são importantes. Um modelo não exclui o outro”, conclui.

 
Bolsas de estudo para especialização

Gostou dessa área e que estudar Psicologia? Ou necessariamente já está na área e quer investir tempo em uma especialização? Não é preciso grande investimento financeiro para isso. O Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo, facilita o acesso à educação a milhares de brasileiros através de cursos de graduação, pós-graduação e outras modalidades. Os descontos chegam até a 70% de desconto nas mensalidades. Para conseguir o benefício acesse o site parceiro do ATA NEWS, http://www.educamaisbrasil.com.br/atanews. Há especializações na área como a Psicologia Escolar, Hospitalar, Jurídica, Neuropsicologia, e Psicologia Clínica.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »