AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2018 às 14h18min - Atualizada em 20/09/2018 às 14h18min

Transição capilar: saiba como ter seus crespos, cachos e ondas de volta

Joyce Rosa
Dicas de mulher
Foto: Babadeiras do RJ
O tempo em que você precisava alisar seus cabelos para se sentir bonita e aceita está ficando para trás. Existe um crescente movimento de mulheres que escolhem quebrar o padrão e deixar de alisar os fios para colocar o volume dos crespos, cachos e ondas em evidência.

É importante entender que você é livre para usar seu cabelo como bem entender, e isso inclui alisá-lo se essa for sua vontade. Mas, se o que você quer é ter seu cabelo natural de volta, vamos te dar todas as dicas necessárias para passar pela transição capilar.

O que é transição capilar?



A profissional Mayara Ferreira Costa do Cabelaria, salão especializado em ondulados, cacheados e crespos, explica que a transição capilar é o período em que a pessoa deixa de fazer químicas transformadoras no cabelo, como escovas progressivas e definitivas. O objetivo é deixar que os fios cresçam em sua forma natural, sem relaxamentos e alisamentos.

Quanto tempo dura a transição capilar?



Mayara também esclarece que o tempo de transição varia em cada caso, “geralmente temos duas opções: a pessoa pode ir deixando o cabelo crescer e ir cortando ate atingir um comprimento ideal ou faz o Big Chop”. Dessa forma, a transição pode levar alguns meses e há quem leve anos, depende de quanto tempo você deixará seu cabelo natural crescer até cortar a parte alisada.

Transição capilar: cronograma



O cronograma capilar é uma programação de cuidados com os cabelos. Ele passa por três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Aprenda como funciona cada fase e saiba como fazer o cronograma:

Hidratação: serve para repor a água do fio, o que garante que o cabelo fique mais macio e maleável. Os componentes ideais para essa etapa são aqueles com extratos vegetais, como frutas, babosa, o pantenol e as vitaminas. Pode ser feita duas vezes na semana.
Nutrição: para recuperar fios opacos e ressecados, a nutrição se ocupa de repor a oleosidade e os lipídios do cabelo da raiz as pontas. Os produtos nutritivos são aqueles que possuem em sua composição manteigas, óleos vegetais puros como coco ou argan, e tutano. A frequência da aplicação é de uma vez na semana, em excesso pode deixar o cabelo pesado e oleoso.
Reconstrução: traz força aos cabelos a partir da reposição da massa e da queratina capilar. Os componentes que trabalham na reconstrução dos fios são a queratina, cisteína, creatina, colágeno, arginina, proteínas e aminoácidos. Nos cabelos mais danificados, indica-se até duas reconstruções por mês. Quando feita em excesso, deixa fios opacos e rígidos, o que pode ocasionar uma quebra.

Proposta de cronograma

Primeira semana: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução
Segunda semana: uma nutrição, uma hidratação e uma nutrição
Terceira semana: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução
Quarta semana: uma hidratação, uma nutrição e uma hidratação

Por causa da química, durante a transição os cabelos ficam muito frágeis. É importante repor todos os nutrientes para que seu cabelo natural cresça forte e saudável.

Big Chop



O termo Big Chop vem da língua inglesa e em português significa “grande corte”. É o corte de cabelo que retira toda a parte quimicamente tratada das madeixas, ele é o que marca o fim transição capilar e por isso é tão importante.

Cortar os cabelos pode ser um momento delicado, principalmente para quem está em processo de aceitação e reconhecimento de seu cabelo natural. Por isso, não tenha pressa! Faça o Big Chop quando estiver se sentindo pronta e segura, é uma decisão que só cabe a você.

Dicas para a transição capilar

Nada melhor do que ouvir quem já passou por esse processo e entende do assunto. Veja as dicas que as blogueiras cacheadas têm para te dar:

Dicionário da Transição Capilar, por Ana Lídia Lopes



A youtuber Ana Lídia explica uma lista de termos comuns no universo da transição capilar, das crespas e cacheadas. Você sabe o que é day after? Dedoliss? Bigudinhos? Assista ao vídeo e descubra!

5 dicas importantes pra quem está na transição, por Juliana Louise

 

Nesse vídeo, cinco dicas práticas para a transição. A quantidade de hidratação necessária, cortes de cabelo, texturização, produtos e mais. Bora conferir?

Rotina de cuidados na transição capilar, por Sarah Oliveira


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »