AtaNews Publicidade 728x90
19/09/2018 às 14h59min - Atualizada em 19/09/2018 às 14h59min

Com realização do Sesc SP, semana Move chega à 6ª edição, reunindo centenas de atividades esportivas gratuitas, entre os dias 22 E 30 de setembro

Sob o tema "Por uma América Latina Mais Ativa!", ação ocorre simultaneamente em 16 países americanos e busca sensibilizar a população para a prática de esportes e atividades físicas; O Sesc Birigui traz uma vasta programação e a presença de dois atletas campeões: Marcel Sturmer, da patinação artística e Rodrigão, do vôlei

Bruna Oliveira Martins
Assessoria de Imprensa, Sesc
Entre as atividades estão a presença dos campeões Marcel Sturmer, da patinação artística e Rodrigão, do vôlei. Vivências de Corfebol e Surfe. ( Foto: Divulgação)
Já consolidada como um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição e reúne centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, entre os dias 22 e 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo, inclusive em Birigui, que contará com uma vasta programação e a presença de dois atletas campeões: Marcel Sturmer, campeão pan-americano de patinação artística, dia 26 e Rodrigão, campeão olímpico de vôlei, dia 27.
 
O evento realizado pelo Sesc São Paulo oferecerá programações em todas as unidades do estado, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam conhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina. A programação contará com a participação de ídolos do esporte nacional de várias gerações.
 
Movedores - Além do Sesc SP, a Semana MOVE tem o apoio dos chamados Movedores – empresas, instituições e pessoas que buscam ampliar a quantidade de brasileiros que praticam atividades físico-esportivas. A ideia é estimular a descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. Lista completa de movedores abaixo.
 
Neste ano a Semana MOVE traz como mensagem "Por uma América Latina Mais Ativa!" e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association. O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.
 
Pesquisa – Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada 4 adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.
 
Entre os homens no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.
 
Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, "a Semana MOVE representa uma das principais ações institucionais no combate ao sedentarismo. Ela vem se consolidando como importante iniciativa para tornar a população brasileira mais ativa, ampliando, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promovendo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em  geral".
 
"Buscamos cada vez mais sensibilizar as pessoas para adoção da prática regular de esportes e atividades físicas e mobilizamos uma rede de instituições parceiras que, como nós, acreditam na importância de mudar esse quadro de sedentarismo no mundo", declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.
 
Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas.
 
Confira a programação em Birigui:
 
Projetos esportivos e Lei de Incentivo ao Esporte
Com Silvana Echer, consultora em projetos esportivos
Orientações sobre a elaboração de projetos esportivos para o fomento pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e sobre a captação dos recursos.
Dia 19/9, quarta, das 19h às 21h
Teatro Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
 
Corrida Rústica
Atividade voltada ao público participante do Clube da Corrida do Sesc Birigui, com o objetivo de vivenciar a corrida em um terreno rústico.
Dia 22/9, sábado, das 07h às 12h
Local: Secretaria Municipal do meio Ambiente de Araçatuba
Av. Dr. Alcides Fagundes Chagas - Aviação, Araçatuba – SP
16 anos.
Atividade voltada aos alunos do Clube da Corrida
 
Bumerangue
Com Ricardo Bruni Marx
O bumerangue é um esporte que desenvolve precisão e noção de tempo e espaço. Nesta vivência, o participante irá customizar o seu bumerangue e aprender as principais técnicas de arremesso juntamente com o campão brasileiro da modalidade.
Dia 22/9, sábado, das 16h às 18h30 - Praça Getúlio Vargas - Araçatuba
Dia 23/9, domingo, das 15h às 18h – Quadra Poliesportiva,  Sesc Birigui.
 
Circuito Sesc de Vôlei de Areia
Etapa Monções
Competição amistosa da modalidade para duplas femininas e masculinas com o objetivo de sensibilizar sobre a prática esportiva e integrar as equipes em torno da modalidade que está presente nos Jogos Olímpicos desde Atlanta 1996. Em Monções acontece a sétima etapa do Circuito Sesc de Vôlei de Areia, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Sincomércio. Inscrições gratuitas realizadas para duplas masculinas e femininas no local dos jogos.
Dia 23/9, domingo, das 8h às 17h
Lago Municipal de Monções/SP
Grátis - Inscrições no local da atividade
 
Torneio de Biribol
O Sesc tem como objetivo proporcionar a participação e o contato com esta modalidade esportiva de nossa região, através de um torneio de um dia voltado à quartetos masculinos e femininos. Atividade destinada ao público comerciário e seus dependentes.
Dia 23/9, domingo, das 9h30 às 17h
Conjunto Aquático - Piscina Biribol 1
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis - Inscrições no local da atividade
 
Teste de Velocidade
Raia de uma pista de atletismo oficial onde os participantes poderão vivenciar a corrida com a marcação de sua velocidade. Com a participação do atleta Fabiano Peçanha, Campeão Mundial Universitário e Semi-finalista Olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012 nos 800m.
Dias 27 e 28/9, quinta e sexta, das 16h às 20h.
Quadra poliesportiva
Livre
 
 
Pad Fitness
Com Zaxis Tools
Neste jogo, o participante deve percorrer o tapete tocando com os pés ou com as mãos as sequências numéricas no menor tempo possível. Venha desafiar sua agilidade e atenção!
Dia 25/9, terça, das 14h às 21h30
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
Bike Eco Conto - Mova-se
Com Icon Artes
Ao pedalar a bicicleta, o participante poderá ouvir o áudio de uma obra literária que será acionado pelo movimento dos pedais.
De 25 a 28/9, terça a sexta, das 13h às 21h30
Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 9h30 às 18h30
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
Vivência em Patinação
Com SP Hawks
Atividade de patins in line, onde o participante receberá orientações e dicas da equipe SP Hawks, praticando a modalidade de forma segura e divertida. Serão disponibilizados patins e equipamentos básicos de segurança durante a atividade.
Dia 26/9, quarta, das 16h30 às 19h30
Quadra poliesportiva
Grátis
 
Patinação Artística
Com Marcel Sturmer
Bate-Papo e apresentação do campeão pan-americano de patinação artística Marcel Sturmer. O público também receberá dicas e poderá patinar juntamente com o atleta.
Dia 26/9, quarta, das 19h às 20h30
Quadra poliesportiva
 
Aula Especial – Clube da Corrida
Aula preparatória que utilizará movimentos tradicionais educativos da corrida, com o objetivo de melhoria das técnicas para o correr em longas distâncias.
Dias 25 e 27/9, terça e quinta, das 18h30 às 20h.
Quadra poliesportiva
Não recomendado para menores de 16 anos
 
Clínica de voleibol
Com Rodrigão, campeão olímpico
Bate-papo e prática do voleibol com a participação do ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Rodrigão.
Dia 27/9, quinta, das 20h às 21h30
Quadra poliesportiva
Livre
Grátis
 
Maratona de Ritmos
Venha dançar e se divertir nesta aula aberta de dança, passando por diferentes ritmos comandados pela equipe de profissionais e instrutores do Sesc.
Dia 28/9, sexta, das 16h30 às 21h30
Quadra poliesportiva
Livre
Grátis
 
Circuito esportivo e modalidades variadas
Com instrutores do Sesc
Prática de exercícios baseados em movimentos esportivos e vivência de modalidades esportivas variadas.
Dia 28/9, sexta, das 18h30 às 20h
Campo Soçaite
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis
 
Corfebol
Com Luciana Coelho Bortoleto, representante da modalidade no país
Vivência em corfebol, modalidade esportiva coletiva em que a participação de praticantes dos gêneros feminino e masculino é orientada para que seja igualitária.
Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 15h às 18h
Quadra poliesportiva
Livre
Grátis
 
Vivência em Surfe
Com Viva Assessoria
Aula em formato de circuito, onde o participante realizará exercícios da modalidade dentro e fora da água, com técnicas de remada, direcionamento da prancha, drop e manobras.
Dias 29 e 30/9, sábado e domingo, das 15h às 18h
Conjunto Aquático - Piscina Adulto
 
 
INSTITUIÇÕES INSCRITAS PARA A SEMANA MOVE 2018

Institutos: Corrida Amiga, Guga Kuerten, Família Barrichello, Janeth Arcain, Patrícia Medrado, Compartilhar, Reação, Cicloativo do Brasil (ICB), Melhores Dias, Povo do Mar (IPOM), Irmãos Nogueira, Chuí Esportes, Amparando Jardim Gramacho.

Associações: Cristã de Moços – ACM, Projeto Vida Corrida, Cearense de Beisebol, Desportiva para Deficientes (ADD), Registrense de Tênis de Mesa (ARTEME), Atlética Ítalo Brasileiro, Recreativa e Esportiva Astros "Astros Família Basketball", Desportiva Só Tapas Heliópolis, Renovando Ideias.

Fundações: Gol de Letra, Tênis, Casa, Tide Setubal

Projetos/Ongs: Bike Anjo, Girassol, Todavida, Lar de Maria, Rachão do Basquete Feminino e Amigos Runners, Toda Vida;

Empresas e instituições: IBM Brasil, Fidelity Jundiaí, Universidade Anhembi Morumbi, Confederação Brasileira de Aikido, Liga Sorocabana de Boxe, Cirepem, Associação Atlética XI de Agosto, Kendo Brasil, Guarda Civil Metropolitana.

Prefeitura Municipal de Guarulhos – Programa Movimenta Saúde

Prefeitura Municipal de Bastos – Secretaria Municipal de Esportes

Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara/Programa Academia da Saúde
 
 
SERVIÇO - Semana MOVE

De 22 a 30 de setembro de 2018
Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
Mais informações: http://brasil.semanamuevela.com/

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »