AtaNews Publicidade 728x90
19/09/2018 às 14h40min - Atualizada em 19/09/2018 às 14h40min

Dieta livre de proteína animal reduz desperdício de água

Dieta sem consumo de carne tem uma diminuição no uso da água de 35 a 55% do que outras

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
Dieta sem consumo de carne não desperdiça tanta água quanto dieta padrão (Foto: Reprodução)
Uma pesquisa mostrou que dietas sem o consumo de carne diminuem o consumo de água necessário para a produção desses alimentos.

A publicação da Nature Sustainability demonstrou que uma dieta saudável e vegetariana tem uma diminuição significativa no uso de água nos alimentos em comparação com uma dieta saudável que inclui carne.

A pesquisa foi feita com base nos hábitos alimentares no Reino Unido, Alemanha e França.

Concentrando-se especificamente em dietas saudáveis, com e sem carne, a dieta vegetariana mostrou uma diminuição no uso da água de 35 a 55% em relação a uma dieta padrão ou menos saudável.

A publicação relata que “em outras palavras, mudar para uma dieta saudável não é apenas bom para a saúde humana. Ela também reduz substancialmente o consumo de recursos hídricos, consistentemente para todas as entidades geográficas nos três países”.

Veganismo e consumo de água

Embora o veganismo não tenha sido uma das principais categorias da pesquisa acima, a Universidade de Twente publicou um estudo semelhante que contemplasse essa dieta. Ele examinou a correlação entre os itens alimentares individuais e o seu consumo hídrico.

O estudo mostrou que laticínios, carne e ovos são alimentos que demandam maior consumo de água.

Em comparação, vegetais como frutas, verduras, raízes amiláceas e plantações de açúcar tem a menor quantidade total de água com base em uma análise de uso por quilograma.

Em uma análise de uso por caloria, cereais e vegetais com raízes amiláceas mostraram usar menos água.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »