19/09/2018 às 14h22min - Atualizada em 19/09/2018 às 14h22min

Dia Mundial do Coração, fique atento para o check-up cardíaco

Em 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, data votada para a prevenção e diagnóstico de doenças cardíacas

Dr. Karina Cindy
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Imagem Ilustrativa
O coração é um dos órgãos mais complexos e funcionais do corpo humano. Ele deve ser lembrado todos os dias, não só com a realização de exames e check-up cardíaco, mas manter hábitos de vida saudáveis, fazem toda a diferença!  “Importante a campanha desse ano da Sociedade Brasileira de Cardiologia que orienta: evitar o estresse, ter mais tempo pra família e amigos; controlar o seu peso; praticar atividade física; alimentar-se bem e de maneira saudável; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e tomar mais água;  abandonar o cigarro, buscar apoio e tratamento;  usar os medicamentos prescritos adequadamente e ir ao cardiologista pra seguir as orientações médicas", alerta a cardiologista especializada em arritmias cardíacas, Karina Cindy.

É indispensável a procura por um cardiologista uma vez ao ano no mínimo para realização do check up cardíaco. A realização é simples. Em muitos dos casos, um exame de sangue e alguns testes ambulatoriais, como o eletrocardiograma e o teste ergométrico, bastam. O tempo estimado para a conclusão é de 30 minutos e o resultado acaba sendo disponibilizado em até 10 dias.

Precisam ficar atentos homens a partir 35 anos e mulheres a partir dos 30 anos. Furam a fila pacientes com histórico de familiares que tiveram infarto ou morte súbita; hipertensos, obesos, diabéticos, pessoas com colesterol e triglicerídeos elevados, fumantes e quem já passou por alguma doença cardíaca na infância.

A cada 40 segundos uma pessoa morre por conta de uma doença do coração, segundo a Agência Mundial de Saúde. São mais de 17 milhões de óbitos mundo a fora. “O seu coração pode te cobrar pelo estilo de vida que você leva! Já pensou nisso? Como você cuida do seu coração? " Se trabalhássemos a prevenção com mais cuidado, com certeza esse quadro reverteria de uma forma positiva. Por isso a valia do Dia Mundial do Coração. Precisamos de alertar a população sobre todos os riscos”, conclui a médica Karina Cindy.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »