AtaNews Publicidade 728x90
18/09/2018 às 09h40min - Atualizada em 18/09/2018 às 09h40min

Veja como usar o sal de cozinha para a limpeza da casa toda

Confira dicas infalíveis para fazer bom uso do ingrediente

Revista Zapimóveis
O sal pode ser um grande aliado de uma boa limpeza (Foto: Shutterstock)
Apesar de se tornar cada vez mais conhecido como um vilão na alimentação, o sal tende a manter seu lugar garantido na casa das pessoas, pois indo na contramão da nutrição ele pode ser tido como o grande aliado de uma boa limpeza, principalmente quando se tratam de detalhes da cozinha ou da manutenção de roupas.

Para a personal organizer Ingrid Lisboa, esta última tarefa é onde ele melhor se encaixa: “eu costumo utilizar o sal sempre nos cuidados com as roupas. Ele pode substituir qualquer produto que ajude a segurar a cor da roupa”, explica ela, que ainda ressalta ser notável a diferença na cor da água da lavagem quando o sal entra em ação: “dá pra ver que quando a roupa é lavada com sal, a água sai com uma cor muito mais clara, indicando que as roupas perderam menos coloração”.

De acordo com a profissional não há segredo na hora de lançar mão dessa dica, você pode usar o ingrediente sem medo, em qualquer peça: “esse é um truque que pode ser usado para todos os tecidos. Não estraga nenhum! Inclusive seda e cashmere, que são mais sensíveis”.

A receita também não é nada complicada: uma colher de sopa de sal a cada uma tampinha do sabão de preferência para a lavagem das roupas.

sal na limpeza da casa

sal na limpeza da casa


Principalmente quando se tratam de detalhes da cozinha ou da manutenção de roupas (Foto: Shutterstock)

Já quanto a utilização do sal em outras áreas da limpeza da casa, a dona de casa Angela dos Santos, que é adepta do ingrediente na higienização diária há muitos anos, ensina: “para limpar frigideiras e panelas de ferro, uso há muito tempo a técnica de jogar um punhado de sal dentro delas e, em seguida, levar ao fogo. Depois que ficam bem quentes, esfrego com um pedaço de papel toalha.”

Segundo ela, a dica do sal é certeira para limpar ferrugens em geral, como quando o botijão de gás deixa marcas no chão: “é só misturar com um pouquinho de água morna e esfregar com um pano ou uma esponja que a mancha sai muito mais fácil”.

sal na limpeza da casa

sal na limpeza da casa


A dica do sal é certeira para limpar ferrugens em geral, como quando o botijão de gás deixa marcas no chão (Foto: Shutterstock)

Também uso sal para aqueles casos em que o forno fica com cheiro de queimado. É só espalhar o ingrediente por todo o interior e deixar agir, depois retirar com um papel toalha. O odor sai por inteiro.

Mas, assim como o vinagre branco e o bicarbonato de sódio, o sal pode ser protagonista em muitos outros métodos de limpeza surpreendentes. Entre eles:

– na retirada de manchas escuras, com as de vinho, de tecidos. Para isso, assim que a peça de roupa for manchada, aplique uma boa quantidade de sal na área atingida, deixe agir por alguns minutos, enxágue e depois lave a peça normalmente.

sal na limpeza

sal na limpeza


Mas, assim como o vinagre branco e o bicarbonato de sódio, o sal pode ser protagonista em muitos outros métodos de limpeza surpreendentes (Foto: Shutterstock)

– na remoção de manchas de copos sobre móveis de madeira. Aplique no local uma camada da mistura “óleo + sal”, esfregue com suavidade, deixe agir por uma hora e retire com um pano seco.

– na hora de evitar que o ferro de passar grude na roupa. Basta colocar sal na parte do ferro que entra em contato com o tecido.

– para evitar a entrada e a proliferação de formigas em casa. É só espalhar punhados de sal onde elas tendem a se concentrar ou em locais como as bordas das janelas e a soleira da porta.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »