AtaNews Publicidade 728x90
03/01/2018 às 21h02min - Atualizada em 03/01/2018 às 21h02min

Cuidado: 'golpe do Burguer King' oferece cupons falsos

Tecmundo
Foto: Divulgação
O WhatsApp está se tornando um dos principais canais de phishing no Brasil. Dessa vez, criminosos estão espalhando um golpe que utiliza a imagem da rede de fast food Burguer King para enviar cupons falsos — vale notar que o golpe é uma retomada, já que a mesma ação aconteceu há uns meses. No caso, a vítima precisa se registrar em um site falso para ganhar um cupom de R$ 50.

"Após clicar no link que está sendo compartilhado, a vítima é levada para uma página onde é informada sobre a participação em uma promoção para concorrer a um cupom promocional. Ao clicar em OK, a vítima acessa a página principal do golpe, onde participa de uma simulação de pesquisa", detalham os pesquisadores da ESET. "Independentemente das respostas selecionadas, a página apresenta à vítima um prêmio que supostamente deve ser resgatado após o compartilhamento da mensagem, nesse caso para 30 amigos/grupos".

Nunca forneça informações pessoais para fontes não confiáveis

Na parte final do golpe, o usuário é levado para uma página falsa. Por lá, anúncios comuns são exibidos no iframe, o que gera renda aos cibercriminosos. "Uma outra característica do golpe é que sempre que um acesso é realizado, verifica-se a orientação e o tamanho da tela. A intenção é fazer com que os acessos realizados via computador sejam redirecionados para a instalação de uma extensão de Chrome", disse a ESET. A instalação, no caso, pode ser usada para engenharia social.



As dicas para não cair neste tipo de golpe são as seguintes:
Use uma solução de segurança para bloquear aplicativos e sites maliciosos
Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos
Nunca forneça informações pessoais para fontes não confiáveis
Não instale aplicativos de fontes não oficiais
Não compartilhe mensagens suspeitas com outros usuários
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »