AtaNews Publicidade 728x90
13/09/2018 às 16h44min - Atualizada em 13/09/2018 às 16h44min

NASA tenta "ressuscitar" rover Opportunity, que ainda está em Marte

Canal Tech
Foto: Divulgação
O rover Opportunity, que estava em uma missão em Marte, parou de responder à NASA em 10 de junho após uma tempestade de areia de grande escala assolar o planeta. Como o robô é recarregado com energia solar, durante o fenômeno ele não conseguiu mais receber os raios de Sol para se manter ativo, e, portanto, entrou em hibernação.

No final de agosto, a NASA detectou que o Opportunity conseguiu captar um pouco de energia solar e se viu otimista com uma possível recuperação do robô, que está em Marte desde 2004. Após verificar o sinal do rover, a organização montou um plano e o compartilhou nesta terça-feira (11), dando andamento em mais um capítulo desta saga espacial.

O plano original era transmitir comandos através da rede Deep Space (DSN em inglês) às instalações de comunicação que apoiam as missões interplanetárias da NASA. A transmissão seria feita várias vezes por semana e, agora, está sendo feita várias vezes por dia. E enquanto a organização tenta contato, o Radio Science Group também continuará sintonizado em Marte.

“A escuta passiva do Opoortunity também continuará a ser executada pelo Radio Science Group, da JPL, que grava sinais de rádio vindos de Marte com um receptor de banda larga muito sensível”, explicou a agência espacial. O plano é que a NASA continue a tentar se comunicar com o rover até janeiro de 2019.

Até lá, espera-se que a tempestade ao menos diminua e o robô consiga recarregar suas energias e se recupere — apesar de a própria NASA reconhecer que isso pode não acontecer, devido ao estado do Opportunity.

“A direção dianteira do rover deixou de operar — a da esquerda em junho de 2017 e a da direita em 2005. Sua memória flash de 256 megabytes não está mais funcionando. A equipe também sabe que tudo sobre o rover está muito além do período de garantia — tanto o Opportunity quanto seu robô gêmeo, o Spirit, foram construídos para missões de 90 dias (o Spirit durou 20 vezes mais, e o Opportunity, 60 vezes)”, explicou a NASA.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »