12/09/2018 às 15h25min - Atualizada em 12/09/2018 às 15h25min

Educação de Buritama oferece capacitação para professores em Língua Portuguesa

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Departamento de Educação oferece aos professores da rede municipal de ensino curso gratuito em Língua Portuguesa. Participam docentes, diretores, coordenadores, professores de apoio e auxiliares. A capacitação acontece semanalmente e conta com aproximadamente 70 profissionais das escolas Maria do Carmo, Nossa Senhora do Livramento, Odete Feroldi e creches.

Em oito encontros os participantes vão debater conteúdos básicos como os vários níveis de linguagem, funções da linguagem, as classes de palavras, tipologias e gêneros textuais, interpretação de texto, aspectos básicos da correção e os principais erros cometidos por falantes da Língua Portuguesa.

De acordo com o professor e orientador pedagógico, João Vitor Basso Barbosa, toda forma de conhecimento e aprimoramento é válida para a formação de um profissional. “Especialmente o professor que trabalha com a expressão, linguagem, alfabetização e letramento”, explicou.

Barbosa disse que para ministrar uma boa aula deve-se primar pela qualidade. “Isso envolve o conhecimento do professor, que mediará o aprendizado, e para tanto, precisa dominar aquilo que se dispuser a ensinar. Temos grandes deficiências na formação do professor e somente com estímulo, estudo e aprofundamento pode-se driblar as intempéries relacionadas a essas lacunas. É válido ressaltar que, no geral, o brasileiro traz dificuldades advindas do ensino básico”, contou.

O orientador pedagógico comentou que não haverá uma avaliação dos professores. “A intenção não é classificar, e sim buscar aprimoramentos.  Quando chegarmos nas construções textuais, faremos correções detalhadas de textos de alunos; assim como haverá propostas discursivas para os participantes da formação. Os gêneros carta pessoal e carta argumentativa, resumo e artigo de opinião serão abordados nesses encontros”, concluiu.

Para a diretora do Departamento de Educação, Vania Cristina Frazatti Gambera Dias, o propósito da capacitação é garantir que os professores se qualifiquem para repassar o aprendizado a todos os estudantes. “A formação deve ser constante e aprimorada, à medida que aprendemos mais, servimos melhor aos alunos. Enquanto profissionais da educação, adquirimos novos conhecimentos e dessa forma, é possível atingir as metas de melhorar a educação municipal”, finalizou Vania.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »