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12/09/2018 às 11h50min - Atualizada em 12/09/2018 às 11h50min

A loja física agoniza?

Marco Aurélio Beltrame
Assessoria de Imprensa, Caza M
Marco Aurélio Beltrame é Diretor Executivo das Unidades TOTVS São José do Rio Preto, TOTVS Presidente Prudente e TOTVS Mato Grosso do Sul. ( Foto: Divulgação)
É certo que as relações de consumo mudaram. Basta observar o seu comportamento ao fazer compras. Há alguns anos pensar em receber um produto em casa sem ao menos vê-lo e tocá-lo parecia uma realidade muito distante. Hoje isso é bastante comum.

A tecnologia foi, sem dúvida, um dos principais fatores dessa transformação e trouxe com ela um consumidor mais criterioso e menos impulsivo ao concluir suas compras.

Entender o comportamento desse cliente, que tem acesso cada vez mais rápido a preços, facilidades, comparativos e novos produtos, tem sido um grande desafio para quem atua no varejo. Com a transformação digital o consumidor quase não vê diferença entre o mundo físico e o virtual. Expandir o relacionamento com esse cliente, um grande desafio.

Conhecida como Varejo 4.0, essa transformação une a experiência na loja física com a internet das coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, mobile e aplicativos, pagamentos com um clique, operações e engajamento do consumidor. Todas essas inovações tecnológicas, quando utilizadas corretamente, podem auxiliar na coleta de informações sobre quem é e o que deseja o consumidor, indicando fatores de decisão de compra e auxiliando na fidelização do cliente.

Isso não quer dizer que a loja física vai desaparecer. Ela continuará como peça fundamental do varejo, mas agora não tem apenas o papel de comercializar produtos. Deve ser um espaço para aprimorar a experiência de compra e para se relacionar com o consumidor, como já faz a Amazon e a Alibaba nos Estados Unidos, unindo soluções digitais com o mundo real.

Ter acesso e implantar novas ferramentas tecnológicas para alavancar as vendas e entender o consumidor é importante, mas é preciso ter maturidade para selecionar e utilizar de forma correta a melhor solução para automação e modernização de seu negócio. Para crescer, é preciso inovar, é gerar novas experiências. Surpreender.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com
 
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