AtaNews Publicidade 728x90
10/09/2018 às 16h14min - Atualizada em 10/09/2018 às 16h14min

FJERJ comemora sucesso em resgate da tradicional Copa Rio Internacional de Judô

Competição reuniu cerca de 900 judocas na Arena da Juventude nesse final de semana e foi prestigiada por autoridades como o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, além de estrelas como Sarah Menezes, Victor Penalber, Soraya André e Luciano Corrêa

FJERJ / judorio.org
CBJ
Foto: FlashSport/FJERJ
Uma das competições mais tradicionais do judô brasileiro, a Copa Rio Internacional de Judô, voltou a ocupar lugar de destaque no cenário nacional. Em sua 14ª edição realizada nos dias 07, 08 e 09 de setembro, o evento promovido pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) reuniu cerca de 900 atletas de mais de 100 clubes na capital carioca em três dias de combates na Arena da Juventude. Os judocas vieram de 22 estados brasileiros e a seleção principal do Chile, em preparação para o Mundial de Baku, além de atletas da Espanha garantiram o toque internacional ao evento. 

“Nos sentimos muito honrados em resgatar esse evento que só foi possível ser realizado porque a CBJ está sempre próxima das Federações. Aproveito para agradecer ao presidente Silvio Acácio Borges, que não mediu esforços para a realização desse evento. Agradeço também ao ministro Leandro Cruz, que se empenhou no Ministério do Esporte para que a gente conseguisse fazer a Copa Rio”, disse Jucinei Costa, presidente da FJERJ, na cerimônia de abertura. “A nossa gestão quer fortalecer esse intercâmbio técnico com outros estados e com outros países. Esse objetivo está sendo alcançado”, considerou.

Além do presidente da CBJ, a Copa Rio foi prestigiada por diversas autoridades esportivas, como os presidentes de Federação Estadual de Judô, Alessandro Puglia (FPJudô), Paulo Cézar Ferreira (FEJURR) e Tibério Maribondo (FJERN); o coordenador nacional de Arbitragem da CBJ, Edison Minakwa; o consultor nacional de arbitragem, José Pereira Silva; o gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira; a técnca da seleção masculina do Brasil, Yuko Fujii; entre outros. 

Atletas e ex-atletas da seleção brasileira de judô, como Sarah Menezes, Victor Penalber, Luciano Corrêa e Soraya André também foram assistir in loco à retomada da Copa Rio que, no seu auge, já levou três mil judocas ao shiai-jo, entre eles, ídolos do esporte nacional como Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Carlos Honorato, Tiago Camilo e Flavio Canto. 

"Falar em Copa Rio faz a gente lembrar de uma grande competição que, quem lutou, sempre fala que era muito forte. Espero que continue crescendo daqui pra frente”, projetou a campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes.

Aposentado das competições, mas não dos tatames, o campeão mundial de 2007, Luciano Corrêa, trouxe a forte equipe do Minas Tênis Clube para as disputas e ressaltou o valor da Copa Rio na preparação dos atletas a nível nacional.

“Esse tipo de competição é ótima para os atletas que não vão estar no Brasileiro Sênior e, portanto, terão poucas chances de competir em alto nível neste segundo semestre. É muito importante que o calendário do judô nacional tenha este tipo de competição, de alto nível técnico, de organização e aberta a todos os clubes”, analisou Luciano. 

Resultados finais 

A programação da XIV Copa Rio Internacional de Judô contou com disputas nas classes Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior, Veteranos e ainda com o Judô Para Todos. 

No geral, o grande campeão foi o Instituto Reação (RJ), que faturou 29 medalhas de ouro, 12 de prata e 19 de bronze. A Equipe Judô Pinheiro (RJ) ficou em segundo, com 11 ouros, 8 pratas e 5 bronzes, seguida pela UMBRA (RJ), em terceiro, com 7 ouros, 5 pratas e 5 bronzes. O Minas Tênis Clube (MG) ficou em quarto lugar (6 ouros, 4 pratas, 3 bronzes) e a Equipe Léo Lima de Judô (RJ) fechou a lista dos cinco primeiros colocados, com 4 ouros, 5 pratas e 3 bronzes. 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »