AtaNews Publicidade 728x90
10/09/2018 às 14h46min - Atualizada em 10/09/2018 às 14h46min

Matizador: para que serve, como usar e indicações

Aprenda como matizar os cabelos e realçar a cor dos fios descoloridos

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
Quem tem os cabelos descoloridos sabe a necessidade de cuidar dos fios frequentemente para evitar o desbotamento da cor e manter sempre o brilho. O matizador tem a função de reavivar o tom esperado do seu cabelo, mas existem diversos tipos. Você sabe como escolher o ideal? Nós vamos te ajudar nessa! Confira mais abaixo:

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações



O que é?
O matizador é um produto que neutraliza a cor dos cabelos, removendo pigmentos indesejados nos fios. É muito usado após a descoloração (quando as mechas costumam ficar amareladas ou alaranjadas, por exemplo) para chegar ao tom esperado.

"Os pigmentos do matizador aderem externamente aos fios de cabelo, diferente das tinturas, que fazem a pigmentação na região do córtex, ou seja, na parte interna dos fios", explica o hairstylist Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabeleireiros.

Para que serve?
O matizador é ideal para revitalizar e dar brilho em cabelos com tintura desbotada ou pigmentos amarelados, com função de corrigir uma coloração ou descoloração não desejada. Por isso, é muito usado para atingir o tom ideal e a harmonização da cor.

Indicações
Os matizadores são indicados principalmente para cabelos descoloridos. "Não existe incompatibilidade com outros procedimentos já realizados, mas é preciso tomar cuidado com os cabelos totalmente descoloridos, ou seja, muito claros, que podem ter um resultado não desejado", indica Marcos Coraza. Se um matizador violeta agir por muito tempo em cabelos platinados, por exemplo, os fios podem acabar arroxeados.

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações



Pode matizar cabelo natural?
Muitas pessoas que têm o cabelo naturalmente mais claro ficam em dúvida se podem matizar as madeixas. A verdade é que diversos fatores externos podem comprometer a cor dos fios, como a água do mar, o cloro da piscina, a exposição ao sol e a poluição.

Dessa forma, cabelos grisalhos e loiros sofrem mais consequências do que os escuros. Assim, o uso do matizador na cor violeta é recomendado nesses casos para garantir o brilho natural que foi perdido.

Tipos
Existem diversos matizadores com uma enorme gama de tons: preto, castanho, loiro, vermelho, acinzentado, entre outros. Podem ser encontrados em forma de máscara, creme ou tonalizante. É importante procurar um cabeleireiro antes de escolher o seu produto: ele saberá qual tom você deve escolher para atingir a cor desejada.

Conheça os matizadores mais indicados para a cor do seu cabelo:

Cabelos loiros:
a água da piscina e o sal do mar, por exemplo, podem deixar os loiros em tons amarelados ou esverdeados. Por isso, precisam ser matizados para neutralizar essas cores. Os matizadores roxos são capazes de neutralizar os cabelos amarelados e dourados, muitas vezes por conta do sol. Já os cabelos loiros platinados pedem matizadores perolados ou roxos, basta se atentar ao tempo de ação do produto nos fios. Os fios de cor alaranjada podem usar matizador azul.

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações



Os loiros que ficaram esverdeados, é recomendado procurar um profissional para remover o verde dos fios. Isso porque, essa matização é feita com o tom vermelho e caso seja realizada de maneira inadequada pode acabar deixando o cabelo ruivo.

Cabelos pretos: fios escuros desbotam com facilidade, deixando o cabelo sem brilho. Para mudar esse fator, um matizador na cor preta pode ajudar a recuperar a cor perdida.

Cabelos ruivos e avermelhados: a indicação é primeiramente procurar um profissional para devolver o pigmento aos fios. Em seguida, a matização pode ser feita com produtos que intensificam a cor desejada, ou seja, próprios para ruivos. A cor deve ser escolhida de acordo com o tom de ruivo que se quer atingir.

Cabelos grisalhos: tendem a ficar amarelados e precisam de desamareladores para o fio ficar branquinho e com aspecto saudável. Por isso, o matizador mais indicado nesse caso é o roxo ou violeta.

Como usar
De acordo com o hairstylist Cristiano Peres, o matizador aliado a um xampu da mesma linha consegue atingir melhores resultados. O tempo de aplicação do produto varia bastante de acordo com o objetivo que se quer alcançar. Por isso, os especialistas ressaltam que o produto pode ficar no cabelo entre 5 e 30 minutos.

Marcos Coraza destaca, ainda, a importância de manter os cabelos coloridos sempre bem hidratados para aumentar a durabilidade da cor. "O uso de xampus específicos para seu tipo de cabelo e máscaras de hidratação e nutrição são essenciais", completa.

Além disso, o hairstylist Wesley Nóbrega, do salão Allummê Sallon, alerta para a temperatura da água no banho: "Os fios não devem ser lavados com água quente. Isso também favorece a perda da cor", afirma. O ideal é fazê-lo em temperatura morna.

Algumas pessoas têm dúvida se o ideal é fazer o procedimento em casa ou no salão. O aconselhado, principalmente se você for matizar pela primeira vez, é que faça com um profissional, pois ele tem a visão real do seu cabelo. "Muitas vezes, a pessoa pode equivocadamente achar que seu cabelo está dourado ou acinzentado em casa e, ao matizá-lo, os fios ganham o efeito contrário ao que deseja", explica o hairstylist Wesley Nóbrega.

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações



Com que frequência preciso matizar o cabelo?
Geralmente, o matizador deve ser aplicado num intervalo de 20 dias mas, dependendo da necessidade, esse uso pode variar para um intervalo maior ou menor. Cabelos muito expostos ao sol, praia e piscina, por exemplo, podem precisar do produto num período de tempo mais curto. Tons avermelhados ou acinzentados devem ser matizados a cada 15 dias por conta da menor durabilidade da cor.

Onde comprar
Em geral, os matizadores são vendidos em farmácias ou lojas de cosméticos. É recomendado que você procure um profissional para indicar um produto adequado à você, sem correr o risco de escolher um que não satisfaça suas expectativas.

Imagem relacionada

Imagem relacionada



Matizador caseiro
Hoje é possível encontrar diversas receitas na internet que ensinam como fazer matizadores em casa. Entretanto, os especialistas não recomendam tal procedimento, pois o resultado não é duradouro ou satisfatório - além de não atingir tons harmônicos, pode deixar os cabelos manchados.

Vale lembrar que os cosméticos têm uma formulação cientificamente estudada e testada por especialistas. "O uso indevido de produtos caseiros podem sair mais caros para sua correção e em alguns casos ter efeitos irreparáveis", aconselha Marcos Coraza.

Contraindicações
As contraindicações são para o uso do produto, visto que qualquer cabelo pode matizar os fios. "O matizador deve ser utilizado corretamente para que não haja nenhum risco para o cabelo, pois dependendo da quantidade de produto aplicado ou tempo de ação nos fios, pode deixar as mechas nas cores azul, verde ou violeta", afirma o hairstylist Cristiano Peres, do salão Walter's Coiffeur.

Dessa forma, a recomendação dos especialistas é que faça um teste de sensibilidade antes da aplicação do matizador nos cabelos.

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações

Resultado de imagem para Matizador: para que serve, como usar e indicações


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »