AtaNews Publicidade 728x90
10/09/2018 às 09h20min - Atualizada em 10/09/2018 às 09h20min

Caps III completa um ano de funcionamento

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Caps III (Centro de Atenção Psicossocial Adulto) completou um ano de inauguração em setembro. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba promoveu um evento temático, com foco na campanha Setembro Amarelo, que marca a prevenção do suicídio.

Inaugurado em no dia 1º de setembro de 2017, o Caps III atende, sete dias por semana e 24 horas por dia, aos adultos usuários do SUS que apresentem transtornos psíquicos e que sejam referenciados pela rede de saúde municipal, hospitais psiquiátricos e outras entidades de assistência social. Também são recebidas demandas do poder público e poder judiciário, ou mesmo demanda espontânea.

O serviço tem como principal característica atender prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras substâncias clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e desenvolver projetos de vida.

Um dos serviços que compõem a Raps (Rede de Assistência Psicossocial) de Araçatuba, o Caps III é referência para as duas residências terapêuticas existentes no município, as quais acolhem, cada uma delas, 10 moradores oriundos de hospitais psiquiátricos e que estão sendo reintegrados à vida em sociedade. Nos últimos doze meses foram realizados 3.155 atendimentos.

A equipe é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, artesãs, técnicos administrativos, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas e porteiros. Cada residência terapêutica tem equipe própria composta por coordenador, técnicos de enfermagem e cuidadores.

O prefeito Dilador Borges valorizou as parcerias e reforçou seu compromisso com a população. “As Organizações Sociais de Saúde são a solução para o poder público, pois agilizam o trabalho que muitas vezes é travado no poder público. Por isso, agradecemos muito à Associação Benedita Fernandes e todos os outros parceiros que junto à prefeitura realizam esse trabalho magnífico. Continuamos com nosso compromisso de oferecer atendimento aos que precisam. Nosso trabalho é cuidar de gente!”.

Houve apresentação do Coral Girassol, que é formado por atendidos do Caps III, e participação da Banda Municipal Bruno Zago. Também compareceram à cerimônia o presidente da Associação Benedita Fernandes, Antônio Domingos de Camargo; a enfermeira técnica responsável pelo Caps III, Isleide Saraiva Rocha; diretor do Departamento de Atenção Especializada, Paulo Ernesto Geraldo; funcionários de outros departamentos da SMSA e atendidos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »