AtaNews Publicidade 728x90
10/09/2018 às 09h12min - Atualizada em 10/09/2018 às 09h12min

Studygram: saiba como perfis do instagram ajudam nos estudos e na aprovação

Rede social tem um bilhão de contas ativas; usuários compartilham postagens educativos

Tunísia Cores
Educa + Brasil
Foto: Divulgação
Um bilhão de contas ativas no Instagramjá é realidade e foi alcançada no final do primeiro semestre de 2018, de acordo com a plataforma.A presença dos brasileiros na rede social levou o país a ocupar o segundo lugar no ranking dos mais adeptos em todo o mundo: 50 milhões de usuários ativos até outubro do ano passado. Segundo a Opinion Box, 25% dos internautas declaram que o “insta” é o aplicativo mais utilizado e 73% dos jovens entre 16 e 29 anos visualizam o app mais de uma vez em 24 horas.

Não há dúvidas de que o aplicativo pode trazer boas oportunidades de negócio em diversos segmentos e que, em geral, as pessoas consultam produtos, curtem fotos ou vídeos de amigos e atualizam a timeline. O que tem chamado a atenção é a popularização do studygram – contas dedicadas ao estudo, que postam conteúdos sobre disciplinas da educação básica e têm como público-alvo estudantes de pré-vestibular e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há pouco mais de quatro meses, o vestibulando em Engenharia Elétrica Lucas Pereira, de 20 anos, criou um studygram. “Surgiu na possibilidade de ajudar as pessoas nos seus estudos e também me motivar a estudar para o Enem, pois estudo em casa por conta própria”, sinaliza o estudante o qual compartilha conhecimento para estimular outros pré-vestibulandos que, assim como ele, desejam ingressar no ensino superior.

Entre a concepção da ideia e a criação do perfil, pouco menos de um dia foi o suficiente para escolher o nome da conta, organizar os conteúdos e escrever a primeira postagem. “Os feedbacks foram bons, as pessoas gostaram. Eu, como aluno, tinha dúvidas e procurava dicas. Com o studygram, eu compartilho o que aprendo e o que poderia ser muito útil para facilitar os estudos”, pontua.

Em relação ao engajamento com o público, Pereira destaca um detalhe interessante: o número de publicações salvas chega a ser maior do que o número de curtidas em determinados casos. Para Lucas, “essas postagens funcionam como lembretes e dicas que as pessoas salvam para não esquecer ou para anotar no material de estudo depois”.

Saiba mais: conheça sites e aplicativos e se prepare para o Enem

Além de fotografias e vídeos compartilhados na timeline, variar o formato das publicações ajuda a organizar a conta ou a destacar temas mais relevantes em detrimento de outros. “É preciso criar postagens chamativas, com conteúdo que a pessoas olhem e saibam que vão contribuir muito para os estudos”, pontua ao considerar a importância dos assuntos.

Explorar recursos como stories e “destaques” pode facilitar a vida do estudante. De acordo com o Instagram, “a ideia é trazer mais formas de conectar pessoas e marcas na plataforma”.Mais de400 milhões de contas utilizam o Instagram Stories diariamente.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »