AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2018 às 08h38min - Atualizada em 06/09/2018 às 08h38min

Fundação Solidaridad apresenta o programa Muda Cana durante Fórum Setorial

“A iniciativa, realizada em parceria com a Orplana, utiliza ferramentas digitais para apoiar o produtor de cana e fortalecer as associações.”

Mariana Alves
Assessoria de Imprensa, Solidaridad
Aline Silva, gestora dos projetos de cana-de-açúcar no Brasil. ( Foto: Divulgação)

 

Capacitação e engajamento de produtores e associações para melhoria contínua da produção, por meio da análise inteligente de dados e uso de tecnologia. Esse é o objetivo do programa Muda Cana, apresentado pela Fundação Solidaridad, durante o Fórum Gestão da Cana “Entre o Céu e a Terra”, que integrou a 26ª Fenasucro&Agrocana, no último dia 24 de agosto, em Sertãozinho, interior de São Paulo.
 
Historicamente, a Solidaridad foi pioneira na construção do selo Bonsucro, atuou com a Sociana no premiado programa TopCana, e é parceira da Raízen no programa Elo de relacionamento com fornecedores. Com o Muda Cana, em parceria com a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), a Solidaridad consolida sua posição como importante aliada do setor sucroenergético do Brasil. O projeto irá abranger cinco macrorregiões do Centro-Sul do Brasil - que compreende 522 municípios, 32 associações e 11 mil produtores, em mais de 160 usinas -, trazendo mais sustentabilidade, produtividade e transparência para o campo.
 
O programa traz para o setor um novo paradigma de desenvolvimento no campo, com uso de ferramentas digitais - via aplicativos como o FarmingSolution -, e apoio personalizado para os produtores e associações. Dessa forma, contribui tanto para a melhoria contínua do produtor, com informação customizada e em tempo real para tomada de decisão no campo, quanto para o fortalecimento da associação junto aos seus associados, criando um canal de comunicação direto e disponibilizando um banco de dados para as associações terem maior conhecimento do setor e da realidade no campo.A Afcop – Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista,Assobari - Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri, e a Socicana – Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba, são importantes associaçõesque fazem parte do programa Muda Cana.
 
“Os aplicativos estão pautados no cotidiano agrícola, ajudando produtores, associações e técnicos a tomar decisões baseadas em dados, ou seja, é uma ferramenta de suporte na construção de um plano estratégico de trabalho, monitoramento em tempo real, melhoria de desempenho e gestão eficiente de toda a cadeia. É uma verdadeira revolução digital do setor de cana, já que, com isso, buscamos diminuir a diferença existente entre pequenos e grandes produtores”, explica Aline Silva, gestora dos projetos de cana-de-açúcar no Brasil.


 
O aplicativo FarmingSolution está disponível para download gratuito na Apple Store e no Google Play. O conteúdo - informações, orientações, além de uma série de 16 vídeos que serão lançados até dezembro de 2018 - é disponibilizado para e pelas associações que fazem parte da Orplana.
 
“Nossa plataforma contemplará 16 vídeos explicativos sobre ferramentas de gestão e conceitos de sustentabilidade e de manejo responsável, para conscientizar o produtor de que existe uma estrutura complexa de gestão de negócio por trás da atividade agrícola. Com isso, o programa Muda Cana tem conseguido fazer com que os negócios individuais e das associações sejam efetivos e perpetuem paras as próximas gerações”, complementa Celso Albano de Carvalho, gestor executivo da Orplana.
 
As associações contam ainda com o apoio continuado do Polo BPM, uma consultoria de gestão, para melhorar a sua capacidade de administração, e de um técnico líder para reforçar o treinamento das equipes técnicas em boas práticas agrícolas. As associações contarão também com o aplicativo ExtensionSolution, que permite ao técnico organizar suas tarefas, registrar suas interações e coletar dados de campo. As associações poderão acompanhar todas as atividades de campo, com dados fornecidos em tempo real, a partir de um dashboard personalizado com os indicadores necessários para sua tomada de decisão, em apoio ao produtor. Nesse novo ambiente digital, a profissionalização do setor acontece de maneira sólida e segura, consolidando-se assim a excelência pela qual é reconhecido.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »