AtaNews Publicidade 728x90
05/09/2018 às 10h44min - Atualizada em 05/09/2018 às 10h44min

Jales tem a melhor educação municipal do Estado entre as cidades com mais de 48 mil habitantes

Escola Municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, que oferece ensino de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, atingiu a incrível nota de 8,7, o que a classificou como a melhor do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Nota 7,8 no IDEB classifica a Educação de Jales como uma das melhores do Brasil. ( Foto: Divulgação)
Jales tem a melhor Educação Municipal do Estado de São Paulo e a terceira melhor do Brasil entre as cidades com mais de 48 mil habitantes. O dado foi comprovado através dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na segunda-feira, dia 3 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A média obtida por Jales foi 7,8, superando, dessa forma, a média do Estado (6,6) e a brasileira (5,8). A meta estipulada para o estado de São Paulo era de 6,1.

E as conquistas de Jales não param por aí. Os alunos do 5º Ano da Escola Municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, que oferece ensino de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, foram avaliados e atingiram a incrível nota de 8,7, o que classificou a escola como a melhor do Estado de São Paulo, entre as que oferecem ensino municipalizado para crianças do primeiro ao quinto ano. Em segundo lugar ficou a EMEI Sylvio Romero, de São Caetano do Sul que atingiu a média de 8,5.

Na avaliação geral, que considera todos os municípios brasileiros, as pontuações dos 5ºs Anos do Ensino Fundamental, classificou Jales em terceiro lugar no Estado de São Paulo e em vigésimo segundo lugar no Brasil.

A secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende frisou que “Todas as nossas escolas avançaram e seus índices de alta qualidade estão acima da média”. Além da E.M. Profª Maria Olympia Braga Sobrinho que obteve nota 8,7, a E.M. Profª Elza Pirro Viana e E.M. Prof. Juvenal Giraldelli empataram com 8,1; a E.M. Profª Eljácia Moreira obteve nota 8,0, a E.M. Profª Iracema Pinheiro Candeo – Lola teve nota 7,7; a E.M. Profª Jacira de Carvalho da Silva e E.M. Prof. João Arnaldo Avelhaneda empataram com 7,3 e a E.M. Prof. Alberto Gandur, obteve nota 7,2.

A nota 7,8 colocou Jales à frente de diversas cidades da região como Santa Fé do Sul (7,0), Catanduva (7,0), São José do Rio Preto (6,9), Votuporanga (6,8), Olímpia (6,8), Araçatuba (6,7), Ilha Solteira (6,6) e Fernandópolis (6,5).

“Para ter ideia da qualidade do nosso ensino, a média projetada pelo Ideb para 2021 era de 7,3 e já em 2017 ultrapassamos e atingimos 7,8. Isso mostra que tivemos avanços significativos em todas as nossas escolas municipais e superamos as expectativas e ficamos muito acima da média estadual e nacional. Em 2007 tivemos nota 6,3 e em dez anos apresentamos toda essa melhora. Quero parabenizar a todos os profissionais da educação, dirigentes, supervisores, coordenadores, diretores, professores, funcionários, alunos e aos pais, pelo empenho e dedicação, fundamentais para alcançarmos a melhor educação do Estado entre as cidades com mais de 48 mil habitantes no ensino fundamental de 1º ao 5º Ano. Estou extremamente feliz e satisfeito”, frisou o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá.

E Flá tem mesmo que comemorar. Embora São Paulo tenha avançado no Ideb (anos iniciais – 5º e 9º Anos), o tímido avanço não foi suficiente para manter o estado no topo, fazendo com que fosse ultrapassado por outras redes.

O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Para a secretária de Educação de Jales, dona Lurdinha, vários fatores contribuem para o sucesso da Educação na cidade, entre eles: participação em formações (congressos, simpósio, encontros regionais, entre outros) com o olhar sempre voltado à aprendizagem desenvolvida na rede; organização de reuniões periódicas com as coordenadoras das escolas; acompanhamento das escolas: material de aluno e do professor de acordo com o material didático referencial da educação; oferecimento de cursos de formação aos professores da rede; acompanhamento do desempenho das escolas por meio de avaliações periódicas, complementadas com gráficos, planilhas, tabelas demonstrando exatamente os pontos que deveriam ser melhorados; visita às escolas nos momentos de fechamento de projetos; contratação da coordenadora do AEE – Atendimento Educacional Especializado; contratação da coordenadora da Educação Infantil; realização de Concurso Público para provimento de 60 cargos de professores; ingresso de servidores efetivos nas EMEIs, inauguração de duas Creches; compra de mobiliário escolar (conjunto de carteiras e cadeiras de aluno e professor); conquista de 4 ônibus escolares (dois novos ônibus já estão sendo licitados); computadores novos de última geração nas escolas; distribuição de uniformes escolares, aquisição de material escolar, materiais pedagógicos e brinquedos; transporte adequado para os alunos público alvo da zona urbana e rural, inclusive para os alunos portadores de necessidades especiais; acompanhamento sistemático e pontual da Secretaria da Educação (Secretário, supervisão e coordenação) em todas as unidades do município, entre outros.

“Estamos orgulhosos pelos resultados, pois evoluímos de maneira extraordinária, mas a nossa luta não para por aqui, vamos juntos fazer com que nossa educação alcance resultados cada vez melhores”, finalizou o prefeito Flá.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »