AtaNews Publicidade 728x90
05/09/2018 às 10h34min - Atualizada em 05/09/2018 às 10h34min

Saúde Bucal de Três Lagoas é destaque no MS pelo aumento de 52,63% dos procedimentos restauradores

Em todo o Mato Grosso do Sul, havia registro de redução e na maioria dos municípios apenas aumento de 10%

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da coordenação do Setor de Saúde Bucal do Departamento de Saúde Coletiva, conquistou recentemente mais um mérito de destaque entre os 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul.

O destaque está no aumento de 52,63% dos procedimentos restauradores, realizados pelas equipes de profissionais da Saúde Bucal nas unidades de Saúde da SMS de Três Lagoas.

O aumento ocorreu na restauração de dentes de leite, na restauração de dente permanente anterior (dentes da frente) e na restauração de dente permanente posterior (dentes do fundo).

O mérito desse destaque e referência apareceu após iniciativa da coordenadora estadual de Saúde Bucal, a dentista Márcia Calabrida, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), requerer dos municípios de Mato Grosso do Sul “o atualizado monitoramento e avaliação dos procedimentos de saúde bucal, realizados em cada um dos 79 municípios”, como explicou a coordenadora municipal de Saúde Bucal, dentista Acácia Gimenez Barreto.

“No cômputo geral do estado de Mato Grosso do Sul, havia redução de procedimentos e em alguns havia registro de aumento de apenas 10%”, informou a dentista Acácia.
Atendendo ao pedido da nossa coordenadora estadual e “levando em conta o trabalho que é realizado pelas nossas equipes de dentistas e auxiliares de Saúde Bucal, realizamos minucioso monitoramento no período de 2 de janeiro de 2017 a 30 de junho do mesmo ano e repetimos o acompanhamento das ações detalhadas da nossa Saúde Bucal, realizando uma segunda etapa do mesmo monitoramento no mesmo período de 2018”, explicou a dentista.

PROFISSIONAIS

O mérito dessa conquista “se deve à equipe de profissionais que a SMS possui para atendimento da saúde bucal da nossa população”, ressaltou Acácia.
Os procedimentos adotados e realizados pelas equipes de Saúde Bucal de Três Lagoas “estão dando resultados positivos que hoje aparecem e cujos frutos já estamos colhendo”, comentou a coordenadora.

“Estes procedimentos que nós monitoramos e avaliamos são importantes porque evitam e previnem a perda de dentes no futuro”, destacou a dentista Acácia.
APOIO
As ações da Saúde Bucal da SMS de Três Lagoas, graças ao apoio e incentivo da gestão do prefeito Angelo Guerreiro e da secretária de Saúde, Angelina Zuque, são eficientes e estão presentes em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde (postinhos), na Clínica da Criança, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência Social e Educacional – CRASE “Coração de Mãe”, na Escola da APAE, Escola Municipal Parque São Carlos, Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, Estabelecimento Penal de Segurança Média de Três Lagoas (masculino) e na Colônia Penal Industrial (Semiaberto) de  Três Lagoas.

Recentemente, a SMS iniciou também o denominado programa de “Saúde em Movimento” no trailer odontológico, que segue um cronograma de atendimentos nos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) e na Zona Rural.

Atualmente, o trailer odontológico encontra-se estacionado no CEI “Massumi Otsubo”, no Bairro Vila Haro, onde deverá permanecer até dia 14 de setembro para atendimento das crianças matriculadas nessa unidade.

CENTRO ESPECIALIZADO

Além das equipes que trabalham nessas unidades de atenção básica, a Saúde Bucal de Três mantém também, “como referência regional o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que atende à população pelo denominado sistema de referência a e contra referência”, explicou Acácia.

Esse sistema de atendimento permite, de forma organizada e pré-agendada, o acesso da população às variadas especialidades odontológicas. Isso quer dizer que, “o paciente de Saúde Bucal deve procurar, em primeiro lugar, a unidade de atenção básica mais próxima de sua casa para o denominado atendimento primário que inclui os procedimentos restauradores”, orientou a dentista.

“Nas Unidades Básicas de Saúde, os nossos dentistas têm mais de 80% de resolutividade das necessidades de saúde bucal da nossa população. Mas, quando se faz necessário um tratamento especializado, cabe ao dentista dessas unidades o encaminhamento aos profissionais do CEO”, informou a coordenadora de Saúde Bucal.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »