AtaNews Publicidade 728x90
04/09/2018 às 16h11min - Atualizada em 04/09/2018 às 16h11min

Guararapes atinge meta do IDEB e supera nota de anos anteriores

A meta era 6, e o município alcançou a nota 7.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado nesta segunda-feira (3) pelo MEC, mostra que três escolas municipais (Adelmo Almeida, Antônio Pinto de Oliveira e Ivete Abdo Theodoro de Oliveira) do ensino fundamental (1º a 5º) conseguiram atingir a meta prevista de 2017.

A meta é que o país alcance a média de nota 6, que é a nota das escolas de países desenvolvidos, até 2021.  De acordo com o Índice, Guararapes está com a nota 7.

O resultado divulgado  mostra um grande avanço no município, comparado com os outros anos a atual gestão tem conseguido superar todas as metas. Isso porque em 2013, a meta era 5,5 e a nota conquistada foi de 5,8. E, em 2015, enquanto a meta era 5,8, Guararapes conseguiu a nota 6,6.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é divulgado a cada dois anos e traça uma radiografia do nível de qualidade da educação no País.

Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.  As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2021, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Para a diretora do Departamento de Educação, Maria Dolores Bersani, o resultado alcançado é mérito de toda a rede municipal de ensino, que tem início na creche e vai até ao ensino fundamental e trabalha com muito amor, ordem e responsabilidade.

Todos os professores recebem capacitações e participam de formações e encontros pedagógicos para atualizar os conhecimentos e planejar as atividades de sala de aula.

RESULTADO DA NOTA DE 1º AO 5º ANO :

1º lugar: Ivete Abdo Theodoro de Oliveira: 7,2
2º lugar: Dr. Antônio Pinto de Oliveira: 7,0
3º lugar: Adelmo Almeida: 6,7

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »