04/09/2018 às 11h18min - Atualizada em 04/09/2018 às 11h18min

Prudente evolui no Ideb e supera em um ponto o índice nacional

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Presidente Prudente atingiu média de 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (03/09) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, a capital do oeste paulista se mantém na média estadual, e supera o índice nacional, que foi de 5,5.

Cabe lembrar que, no último balanço, referente a 2015, o município havia obtido nota 6,4. Ambos os resultados estão acima das metas estipuladas pelo Ministério da Educação, que foram 5,9 e 6,1 respectivamente. O desempenho dos alunos do município também superou a projeção do Ministério da Educação (MEC) para 2017 e 2019, de 6,1 e 6,4, respectivamente.

Do total das 28 escolas avaliadas, 57% aumentaram suas notas em relação ao Ideb anterior. Outro dado relevante é que 78% das unidades de ensino se mantiveram na média do município, e 25% das escolas pontuaram acima de 7,0.

O Ideb é calculado com base no desempenho dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

Presidente Prudente tem evoluído a cada aplicação da Prova Brasil: em 2017, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, as médias de desempenho em Língua Portuguesa foram 229,01 e em Matemática foram 242,38.

“Esses números permitem uma análise dos níveis de proficiência dos alunos, que também denotam avanços e ainda colaboram com o aprimoramento e criação de políticas públicas”, relata a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini. "Neste contexto no qual a maioria dos municípios tiveram um declínio da médias, consideramos que o nosso resultado foi positivo, pois aumentamos um ponto percentual. O retrato da rede municipal como um todo nos permite fazer uma análise criteriosa para replanejarmos algumas ações em todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil", completa.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »