31/08/2018 às 16h40min - Atualizada em 31/08/2018 às 16h40min

Como combater a desinformação nas redes digitais

Debate CEDEM sobre o tema será em 19 de setembro, às 18h30

Assessoria de Imprensa Unesp
Foto: Imagem Ilustrativa
As redes digitais estão no centro do fenômeno da desinformação. A produção e distribuição de conteúdos sem credibilidade podem comprometer o debate político, especialmente em ambiente de eleições gerais. Visando contribuir para prevenir a contaminação do debate pré-eleitoral, O CEDEM promoverá, em 19 de setembro, às 18h30, o debate intitulado Como combater a desinformação nas redes digitais.

O tema será exposto pelo professor Francisco Rolfsen Belda, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, Câmpus de Bauru; e pela jornalista Angela Pimenta. Os dois são responsáveis pelo Manual de Credibilidade Jornalística, lançado em parceria pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e pela Unesp.   

O Manual é uma iniciativa pensada para dar subsídios a produtores e distribuidores de conteúdos nas redes digitais. Surgiu a partir da necessidade de restabelecer a confiança do consumidor de notícias no trabalho da imprensa. A publicação mostra que apenas 33% de leitores acreditam nas fontes de notícias das redes sociais e 67% confiam no que lêem nos jornais impressos, de acordo com pesquisa conjunta do Digital News Report, Instituto Reuters e Universidade de Oxford.

Segundo o Manuel de Credibilidade, “a desinformação envolve uma rede complexa de motivações para criar, disseminar e consumir mensagens "poluídas"; abarca uma profusão de tipos de conteúdo e técnicas para amplificá-lo; mobiliza inúmeras plataformas hospedando e reproduzindo tal conteúdo e velocidades vertiginosas de comunicação entre colegas confiáveis”.

A intenção do Debate CEDEM é fornecer subsídios para boas práticas de distribuição de conteúdo e contribuir para combater a desordem na informação.




Expositores:
Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda – Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Unesp, Câmpus de Bauru; docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia; colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara; professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts (EUA), onde realizou estágio pós-doutorado em 2017. É coordenador acadêmico do Manual de Credibilidade Jornalística, lançado por meio de parceria entre o Projor e a Unesp.


Prof. Ma. Angela Pimenta – Jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School. Preside o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo desde julho de 2015; é coordenadora-executiva do Projeto Credibilidade e coordenadora do Projeto Atlas da Notícia. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília e representante da Online News Association no Brasil.



Mediador
Fábio Mazzitelli de Almeida – Jornalista formado pela Unesp, pós-graduado pela ESPM com ênfase em direção editorial; É assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. Trabalhou nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros, e em agências de comunicação. É membro do comitê da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).  


www.cedem.unesp.br  / https://www.facebook.com/CedemUnespOficial
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »